Home > Produtividade > Como impedir que o almoço comprometa sua produtividade no trabalho

Como impedir que o almoço comprometa sua produtividade no trabalho

Ingerindo os alimentos certos, você garante energia até o fim do expediente

Stockphoto.com / LuckyBusiness certos ingredientes contidos nos alimentos podem comprometer nosso desempenho.

Se você é o tipo de profissional que começa o dia com todo a disposição e depois do almoço percebe que suas energias vão minando aos poucos, precisa começar a rever os alimentos que são colocados no seu prato. O almoço, que é uma das principais refeições no dia, tem muita influência no nosso grau de produtividade no trabalho.

Em matéria publicada no Business Insider, especialistas em produtividade e consultores de nutrição deram dicas de como encontrar nos alimentos certos a energia para chegar ao fim do expediente com alta carga de energia. Confira:

Consuma carboidratos complexos

De acordo com Alyse Levine, fundadora de uma consultoria em nutrição em Los Angeles, os carboidratos complexos são quebrados lentamente por um fluxo constante e duradouro de energia. Como exemplo temos grãos integrais, legumes, frutas e vegetais ricos em amido. A fibra destes alimentos retarda a digestão, o que deixa nosso nível de energia estável. Caso você não resista a uma fatia regular de pizza ou um sanduíche no pão branco, procure aliá-lo com uma proteína e uma fonte de gordura.

Evite as redes de fast food

Alyse explica que os carboidratos refinados, como batatas fritas, doces e refrigerantes, satisfazem apenas no momento. Eles são rapidamente absorvidos e fornecem uma rápida explosão de energia – que é de curta duração – seguida por uma queda de energia que pode causar sonolência e fome novamente. Se o fast food for a única opção, inclua na refeição outros alimentos que contenham gordura e proteína para retardar a absorção de açúcar.

Reduza o consumo de café

Aquele copão de café vai lhe dar energia, mas pode causar o efeito contrário se você ingerir a bebida em excesso. A coach Marie-Claire Hermans conta que o café acaba desidratando, uma vez que a maioria das pessoas não bebe água o suficiente ao longo do dia. “Sem água, você vai perder a concentração, foco e clareza”, alerta ela.

Bateu a fome? Consuma as guloseimas certas

Se depois do almoço você sentir fome, dê preferência a alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como oleaginosas. Assim você mata a fome e renova as suas energias. Carson Tate, especialista em produtividade, conta que tem sempre à mão algumas nozes para espantar a fome e a falta de energia. “Eu tenho embalagens com pequenas de nozes em todos os lugares, inclusive no meu carro, minha bolsa e na gaveta da minha mesa.”

Matérias Relacionadas