Home > Sem categoria > Entenda o que é “job rotation” e como o método pode ajudar na sua carreira dentro da empresa

Entenda o que é "job rotation" e como o método pode ajudar na sua carreira dentro da empresa

O job rotation funciona como uma espécie de rodízio, em que o funcionário passa por diversas áreas dentro da empresa, com o objetivo de compreender o negócio que atua

Foto: © Depositphotos.com / vichie81

Job rotation, ou rotação de emprego em tradução livre, acontece quando um profissional passa por diversas áreas dentro da mesma empresa, por um período determinado. O objetivo dessa prática é que o funcionário conheça como funcionam todos os processos da companhia.

Assim, o recém-contratado trabalha por um tempo na área de Recursos Humanos, depois passa pelo financeiro, vivencia o dia a dia dos profissionais do marketing, até conhecer todos os departamentos.

Apesar do job rotation ser muito utilizado para treinar estagiários e trainees, esse processo também pode ser realizado por funcionários que ocupam diversos cargos na empresa, desde o menos experiente até o alto executivo.

O objetivo de empregar esse método é de tirar o profissional de sua área de conforto e expô-lo a novos desafios, além de incentivá-lo a desenvolver novas competências e maneiras de pensar.

Como o job rotation pode ajudar sua carreira?

O job rotation gera algumas divergências entre os profissionais, pois há quem goste de passar por todas as áreas da empresa e outros que preferem focar somente em sua estação de trabalho.

Antes de decidir se gosta ou não desse método, é importante observar que ele tem mais prós do que contras para quem passa por essa experiência. Afinal, o mercado está cada vez mais exigente e é imprescindível ter conhecimento em diversas áreas, principalmente quando as informações armazenadas ao longo da carreira dizem respeito à empresa em que trabalha.

Com isso, tanto o profissional quanto a organização saem ganhando. O funcionário desenvolve habilidades e competências ao compreender melhor o tipo de negócio que atua e a companhia ao ter um profissional completo e experiente, que trará melhores resultados.

Foto: © Depositphotos.com / vichie81

O colaborador também sobe degraus e pode competir a uma promoção, pois estará apto a executar diversas tarefas dentro da empresa.

Para que o job rotation traga retorno positivo é importante que haja planejamento e que a cultura da empresa seja preparada para receber esse modelo de trabalho, além do comprometimento do funcionário.

Matérias Relacionadas