A computação em nuvem se refere ao armazenamento e acesso de arquivos online, utilizando qualquer computador, em qualquer lugar com acesso à internet, sem precisar instalar aplicativos ou ocupar a memória do computador.
Há vários serviços em nuvem no mercado como dropbox, googledrive, skydrive e sugarsync e qualquer pessoa pode utiliza-los. Nesses serviços é possível salvar fotos, vídeos, documentos e uma infinidade de outros arquivos.
No caso das empresas não é muito diferente. Como a computação em nuvem não requer a instalação de programas específicos que ocupam a memória dos computadores, ela não sobrecarrega os equipamentos, tornando-se assim uma boa opção. Sem contar que a mobilidade favorece o acesso dos funcionários, para a resolução de problemas além do local de trabalho, por exemplo.
Porém, por manter as informações em um espaço virtual, é natural que a computação em nuvem gere certo receio quanto à segurança, além da necessidade de uma boa conexão banda larga para a eficiência do processo. Questões como essa ainda são estudadas para encontrar as melhores soluções.