Home > Sem categoria > Saiba como seguir a profissão de Assistente Social

Saiba como seguir a profissão de Assistente Social

Concursos para órgãos públicos são uma das maiores áreas para o profissional que busca orientar a população na defesa e ampliação dos direitos humanos

Foto: © Depositphotos.com / Jim_Filim

Saber ouvir e estar disposto a orientar a população em relação a seus direitos, este é um dos deveres do assistente social. A carreira, que busca diminuir as disparidades sociais, atua através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Interessou-se pela profissão? Confira como ser um(a) assistente social.

Para exercer a carreira, é necessário cursar quatro anos de nível superior em Serviço Social e estar devidamente regulamentado no CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, órgão que regulamenta a profissão.

A grade curricular inclui sociologia, teoria política, filosofia e economia, além de conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais. Sendo que o principal objetivo do curso é formar um profissional capaz de criar e fazer programas cuja finalidade seja a transformação social.

Depois disso, o profissional pode trabalhar em empresas, hospitais, escolas, creches, órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Nas empresas, o assistente social exerce o seu trabalho elaborando ou implementando projetos, realizando atendimentos aos funcionários, desenvolvendo treinamentos organizacionais e programas com ações preventivas e educativas, sempre pensando no bem-estar do indivíduo.

Nos órgãos públicos municipais, estaduais e federais estão as maiores oportunidades de emprego. Cerca de 80% das vagas estão distribuídas nesses setores, e para ingressar, é necessário prestar concurso público.

Foto: © Depositphotos.com / Jim_Filim

No do dia-a-dia, o trabalho do profissional consiste no amparo e orientação de parte da população que se encontra em situação de fragilização social, ou seja, que precisa de indicações de como superar dificuldades relativas a condições de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras necessidades. O atendimento inclui visitas às casas, oficinas e palestras, para assim esclarecer e indicar caminhos para a superação de tais obstáculos.

Matérias Relacionadas