O próximo dia 20 de fevereiro é o prazo final para o MEI (Microempreendedor Individual) realizar o DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) em 2014. Os microempresários que entregarem a declaração até a data não correm o risco de pagar multas ou juros que podem ser inclusos nos próximos carnês mensais.
A declaração é necessária para o microempreendedor a fim de que ele possa emitir os boletos de contribuições relativas ao ano de 2014. Sem a declaração o sistema do governo não autoriza as emissões da DAS-MEI e o empreendedor fica impedido de recolher a taxa mensal de R$ 36,20 e terá de pagar multa com juros e correção nos seus boletos mensais quitados com atraso.
Como fazer a declaração
Para enviar os dados basta acessar o Portal do Empreendedor, colocar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) nos campos solicitados e publicar o valor da receita total referente o ano de 2013. Para descobrir esse valor o microempresário deve realizar a somatória de todos os valores das notas fiscais emitidas no ano anterior.
Prazos para a declaração
• Até o dia 20 de fevereiro: Boletos mensais sem juros, correções e multas
• Entre os dias 21 de fevereiro e 31 de maio: Boletos vencidos terão juros e correção
• Após 31 de maio: Boletos vencidos terão juros, multa e correção.