A carreira fiscal é uma das mais visadas pelos candidatos a concursos públicos. As oportunidades na área estão disponíveis para pessoas graduadas em qualquer curso superior e oferecem bons salários. Os cargos são variados e abrangem as esferas municipal, estadual e federal.
Para quem está em busca de um cargo na carreira fiscal, 2014 reserva boas oportunidades. A Receita Federal, uma das instituições mais cobiçadas na área, abriu 278 vagas para concurso, entre elas para analista tributário e auditor fiscal, que exige formação em nível superior em qualquer área. Os salários para essas funções variam entre 7 mil e 15 mil reais. Além disso, oferecem ótimos benefícios e tem abrangência em todo o território nacional.
Mesmo sem a publicação do edital, que deve ser publicado até o dia 19 de agosto, os interessados podem recorrer aos editais municipais e estaduais de concursos na área para verificar as disciplinas – que costumam ser comum a todos – e iniciar os estudos. Concursos fiscais normalmente têm como base as seguintes matérias: português, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e contabilidade. A programação também se estende, em alguns casos, às disciplinas de matemática financeira, direito civil, direito empresarial, auditoria, economia e administração pública.
Há também concursos estaduais – para ICMS – e municipais – para ISS. Em São Paulo, foi autorizada a abertura de 98 vagas para agente fiscal tributário municipal – fiscal do ISS. O concurso, previsto para o primeiro semestre, também vai oferecer 100 vagas para especialista em administração, orçamento e finanças públicas. A remuneração de auditor fiscal chega a R$ 11,5 mil, somando o salário base a as gratificações. Já para analista o salário inicial é de R$ 1.857,26.