Mesmo com um cenário econômico interno mais inerte que o dos anos anteriores, as startups brasileiras continuam chamando a atenção de investidores internacionais. Pode ser que elas não possam mais ser chamadas de “bola da vez”, como chegou a acontecer nos últimos anos, mas ainda há exemplos bastante nítidos de iniciativas bem-sucedidas – e que demonstram a nossa capacidade de criar produtos e serviços utilizando a tecnologia. Segundo a Associação Brasileira de Startups, a continuidade do destaque das statups brasileiras sinaliza também um processo de amadurecimento deste mercado.
Um exemplo de startup brasileira de sucesso e que chamou a atenção de investidores estrangeiros é a Easy Táxi, criadora de um aplicativo para smartphone de mesmo nome que permite a localização e a chamada de táxis cadastrados que estejam próximos do usuário. O aplicativo foi lançado em abril de 2012 e registrou um crescimento médio de 112% desde setembro do mesmo ano (mesmo com a concorrência de vários outros aplicativos parecidos). A empresa conta hoje com pelo menos 90 mil taxistas cadastrados.
Com um produto já atuante nas principais cidades brasileiras, os donos do negócio viram no investimento estrangeiro a possibilidade de expansão para mercados internacionais. Apenas em 2012 a empresa recebeu investimentos de um montante aproximado de R$ 54 milhões e hoje está presente em 29 cidades fora do Brasil (além das 27 do mercado nacional).
Outro exemplo de startup brasileira bem-sucedida é a ContaAzul. Fornecedora de uma plataforma online de gerenciamento financeiro para micro e pequenos empreendedores. Embora o valor recebido de investidores estrangeiros não tenha sido divulgado, o sucesso destas parcerias pode ser pressentido pela qualidade dos fundos associados.
O último aporte fechado, por exemplo, contou com a participação da Valar Ventures, que tem entre seus sócios Peter Thiel, um dos cofundadores do PayPal. A ContaAzul tem hoje uma folha de mais de dez mil usuários pagantes e aproximadamente 20 mil empresas testando a plataforma mensalmente. Calcula-se que a quantidade de micro e pequenas empresas deva atingir os 10 milhões em 2015 (um mercado e tanto para conquistar).
Como a Easy Táxi e a ContaAzul, milhares de novas statups buscam encontrar o sucesso, absorvendo investimentos para expandir e fazendo ideias (muitas vezes simples) se transformarem em negócios de bastante sucesso. Um mercado que merece ser observado com muita atenção e que deve se mostrar cada vez mais importante para o desenvolvimento da economia.