Plataformas digitais foram arquitetadas para abrigar informações e anúncios de diversas empresas que migraram do impresso para o meio digital de divulgação. Quem são os especialistas e quais são suas formações acadêmicas apropriadas para gerir estes tipos de negócios?
Jornalistas, publicitários, profissionais de marketing e e-commerce tem procurado cursos de especialização para complementar a bagagem de experiências teóricas e práticas necessárias para a execução de seus respectivos trabalhos. Devido esta procura por aprimoramento, diversas instituições nacionais e estrangeiras têm oferecido cursos específicos. Veja quais são eles:
1- Social Media e Marketing Digital para Negócios – Nova York
Este curso tem duração de três dias e é oferecido na Stern School of Business, em Nova Yor (EUA) pelo valor de R$11.373. O conteúdo programático apresenta modelos de negócio na internet, conceitos de e-commerce, móbile marketing, gerenciamento de dados, dentre outras matérias específicas.
2- Mestrado profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais- Rio de Janeiro
A Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ vai abrir em 2015 esta modalidade de especialização. Trata-s da primeira especialização segmentada reconhecida pela academia. O curso trará uma literatura produzida por profissionais do mercado e será estudada de forma a auxiliar no aprofundamento teórico dos participantes, e dessa forma, a disciplina se espalhará pelas grades curriculares dos cursos de graduação em comunicação social.
3- Curso de Mídias Sociais e Engajamento de consumidor – Miami
O curso ministrado na Miami Ad School, no estado da Flórida (EUA) é presencial e apropriado aos publicitários e profissionais do ramo responsáveis por coordenar o relacionamento de marcas no ambiente digital. O período das aulas tem duração de 3 meses e o investimento é de R$ 12.265 reais.
4- Programa de Estratégias Digitais – Portland State University (Oregon)
A universidade possui programas de cursos diversificados, para todos os níveis de alunos. Na modalidade básica, existem cinco mini-cursos os quais abordam introdução básica de estratégias digitais até modos avançados e detalhados, com grande destaque para retorno de investimento e mensuração de resultados concretos.
Já no curso mais avançado, o destaque do módulo está no desenvolvimento de conteúdos e contextos para a comunicação e relacionamento entre marcas e consumidores. A duração máxima é de três anos, presencial, e cada curso é cobrado separadamente. No caso, de Introdução à Estratégia Digital, parte do módulo básico, custa 675 dólares (1.505 reais), por exemplo.
5- Curso de extensão Digital Media Content Creation – San Diego
Este é um curso de extensão coordenado pela Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), e dispõe aos participantes diversos tipos de conteúdos e técnicas necessárias para desenvolver estratégias de comunicação digital mais completas, como por exemplo, trabalhos ligados a produção de infográficos, blogs, redes sociais, fotojornalismo, comunicação corporativa. A duração do curso é de no máximo cinco anos e o investimento é de US$4.855 dólares, ou R$10.826.
6- Curso intensivo de Multimedia Storytelling – Nova York
O curso intensivo de Multimedia Storytelling (produção de história multimídia) realizado pela Columbia University (EUA) é de curta duração e ocorre em cinco dias. Esta disciplina auxilia na gestão e estratégia de comunicações digitais, além de proporcionar noções básicas de produção. O valor do investimento é de R$3.110 reais e as aulas são no módulo presencial.
7- Curso de Mídias Digitais – Holanda
Este é um curso online, oferecido pela conceituada THNK, escola de criação de Amsterdã, que pode inclusive ser feito em grupo. A escola é conhecida por suas diversas ferramentas de otimização de processos de inovação, no caso, o aluno aprende a manusear ferramentas digitais no processo de criação de peças publicitárias.
No curso “Start innovating now”, o estudante pode gerenciar seu tempo e acompanhar os conteúdos no celular ou desktop. O valor do curso é de R$2.948 com duração de 18 meses.
8- Master of Arts em Mídia & Communicação – Londres
O curso é oferecido pela Goldsmiths University em Londres e lá os alunos podem escolher o tema que quiserem estudar. Porém, a análise do material produzido é rigorosa. O período do curso é de um ou dois anos, presencial, e o investimento é de R$ 47.752.
9- MBA executivo de criação de games – Berlim
A escola de criação Steinbeis University é referência na formação de profissionais para indústria criativa de jogos e games. Já que os alunos terão aulas em 3 continentes no módulo internacional. A grade conta com matérias de tecnologia da informação, finanças e todo o curso é direcionado para quem tem cargo de gestão. A duração é de um a dois anos e o valor é de R$165.360.
10- Curso Master em Artes e Publicação – Londres
O curso é oferecido na London College of Comunication. O objetivo desse curso é oferecer mais aprofundamento prático ao Publisher, profissional que atua com todas as mídias digitais. Este curso é específico para o publisher que com editorias de jornais, revistas, portais, gerenciando o teor das informações publicadas. O período de duração do curso é de um ano, presencial, e o investimento é de R$57.076.