Segundo dados divulgados pelo governo de Washington, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos abaixou 1% anualizado no primeiro trimestre pela primeira vez em três anos. A diminuição ligeiramente superior à esperada pelos especialistas está diferente dos dados antecipados pelo Departamento de Comércio, segundo os quais o PIB tinha crescido um décimo nos meses entre janeiro e março.
A desaceleração do índice ocorre após três anos de altas trimestrais contínuas e após uma expansão de 2,6% no quarto trimestre de 2013.Os mercados esperavam uma diminuição no índice revisado que incorpora mais indicadores, e consideram que a economia norteamericana voltará a subir com força no segundo trimestre do ano.
De acordo o relatório do PIB, a queda reflete a freada forte nas exportações, uma queda maior de estoques, em investimentos fixos não residenciais e na despesa de estadual e local, que superou ao aumento da despesa a nível federal.
O consumo privado seguiu crescendo entre janeiro, fevereiro e março, embora a um índice de 3,1%, abaixo do 3,3% do último trimestre de 2013.
Os investimentos fixos (como no caso de novas fábricas e equipamentos) se reduziram em 1,6%, o que contrasta com o aumento de 5,7% do trimestre anterior. Além disso, as exportações caíram 6%, abaixo do aumento de 9,5% registrado de outubro a dezembro de 2013.