Home > Mercado de Trabalho > Confira algumas dicas de economia doméstica e fuja do aperto

Confira algumas dicas de economia doméstica e fuja do aperto

Conheça alguns conceitos básicos e dicas de economia doméstica. Saiba como gerenciar as tarefas diárias e melhorar os resultados em casa

Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Quem acha que a economia doméstica está sob responsabilidade apenas da dona-de-casa está muito enganado! Primeiro porque no mundo de hoje as tarefas de homens e mulheres dentro de casa praticamente têm se equiparado; e também porque houve um aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e comunidades através do planejamento, implantação e supervisão de programas de desenvolvimento social nas áreas de alimentação, habitação, saúde, direitos do consumidor, vestuário, higiene.

O primeiro passo para dominar as finanças em casa é conhecer todos os seus gastos, saber especificamente o destino de seu dinheiro. Para facilitar, anote tudo: local onde foi gasto, data, qual o valor e o motivo. Exemplo: condomínio, IPTU, água e energia, supermercado, telefone, IPVA, plano de saúde, alimentação. Não esqueça de incluir os gastos com lazer: viagens, academia, restaurantes, cinema.

Faça isso também para os seus ganhos: qual a origem deles, os valores e em que datas você os recebe. Exemplo: salário, rendas de aluguel, pensão, horas extras, trabalhos avulsos (freelancer).

Depois faça uma análise de como estão as suas finanças: em que se gasta mais? Em que período do mês ou do ano? Esses gastos são realmente necessários? Onde pode haver redução e onde deve haver maior investimento?

Com isso, defina as prioridades da família – compra do carro, financiamento da casa, faculdade, plano de saúde? Evite excessos e desperdícios através do planejamento das compras antes de realizá-las – fazer uma lista de tudo o que precisa é uma boa dica. Compartilhe as responsabilidades com a família, inclusive com os filhos, desde as decisões de compra no lar até a divisão das despesas daquilo que é usado por todos (internet, por exemplo). Além de aliviar a pressão sobre o responsável no lar, os filhos vão desenvolvendo e amadurecendo essa responsabilidade para suas vidas no futuro.

E um dos itens mais importantes: faça pesquisa de preços para não fazer um mau negócio. Pesquise em lojas físicas, virtuais, pergunte aos vizinhos, familiares e especialistas, ouça as experiências e aproveite para não cometer os mesmos erros que os outros cometeram. Ao pesquisar a redução de preços encontrada é bastante significativa!

Foto: © Depositphotos.com / scanrail

O tema de economia doméstica está em alta no momento, mas não surgiu agora. A ideia de criação de cursos de economia doméstica surgiu no Brasil há mais de 60 anos e a área de atuação do economista doméstico é muito diversa, auxiliando no desenvolvimento social dos administradores do lar, na área financeira, em organizações não governamentais (ONGs) que auxiliam na educação do consumidor e planejamento da renda familiar, em cozinhas de restaurantes, indústrias, hospitais, creches, escolas. Isso porque ele irá orientar as pessoas no gerenciamento de tarefas diáriais e rotineiras que, dependendo da maneira como são realizadas, podem beneficiar ou prejudicar o funcionamento do estabelecimento.

Matérias Relacionadas