A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo. Mas será que estamos conscientes do quanto pagamos de tributos diariamente quando compramos qualquer produto? Para que se tenha uma dimensão de valor, em 2013 os brasileiros trabalharam 150 dias apenas para pagamento de impostos. Com intuito de chamar a atenção da população e da opinião pública sobre esta questão, foi criado em 2003, em Porto Alegre, o Dia da Liberdade de Impostos.
Trata-se de um período de 24 horas em que é possível adquirir gasolina com valor livre de impostos em postos espalhados por toda a cidade. Vale lembrar que até 53% do valor pago pelo o combustível vai para o pagamento de tributos. Em 2009, outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro passaram a também realizar o Dia da Liberdade de Impostos, expandindo o processo de conscientização.
Além do valor dos impostos em si, os organizadores da ação pretendem criticar a forma como todo este dinheiro é utilizado pelo contribuinte. O Brasil é um dos países que fornece o retorno mais precário em termos de serviços à população em proporção aos impostos que arrecada. Isso significa que, embora exista uma verba considerável, serviços públicos básicos como saúde, transporte e educação ainda passam muito longe de níveis ideais.
Em geral, o este dia ocorre na segunda semana de maio, com ampla cobertura da imprensa. No Dia da Liberdade de Impostos, além de exigir a qualidade dos serviços públicos e a diminuição das taxas de impostos aproveite para fazer ecoar ainda mais estas reivindicações.