O Business Process Reengineering (Reengenharia dos Processos de Negócios) é um dos conceitos de gestão com mais impacto nas empresas. Atualmente, o BPR é extremamente útil para gestores que procuram atingir objetivos e reduzir custos nas companhias.
Ao utilizar essa técnica, cria-se a ideia de organização das cadeias de valor com o intuito da excelência operacional. Desta forma, o BPR é impulsionado por uma visão de longo prazo quanto ao que a companhia ambiciona ser no futuro.
Porém, a sua ação é conduzida por objetivos específicos, como a redução de custos, redução de tempo de processamento, aumento de níveis de satisfação dos clientes, melhoria da qualidade e até reorganização das funções empresariais. Um bom exemplo decorre da percepção da diminuição do tempo desde o recebimento da ordem (de compra) até à entrega de um determinado produto.
Além disso, um dos primeiros passos para perceber que é preciso implementar o Business Process Reengineering é verificar se a empresa apresenta os seguintes sinais: muitos conflitos na organização; frequência extremamente elevada de reuniões não produtivas; comunicação feita de forma não estruturada, e se a concorrência tem um desempenho melhor usando os mesmos recursos.
Depois de identificar esses processos, é preciso redesenhar e construir um protótipo do que precisa ser melhorado. Por vezes é necessário recorrer a uma série de iterações até chegar a um ponto estável no design do processo. Por isso, a concepção de um protótipo é uma boa forma de testar o funcionamento de um processo antes da sua implementação à larga escala.