Em algumas entrevistas de emprego é comum que o candidato tenha que escrever uma redação, a qual pode ser um tema pré-definido pelo recrutador ou um tema livre. Algumas dicas sobre como escrever corretamente uma redação podem ajudar o candidato a se sentir mais preparado e confiante. Confira!
Pesquise sobre a empresa para qual irá fazer a entrevista. Se for um tema já definido, é provável que tenha relação com a atuação da empresa. Por exemplo, se é uma empresa de telefonia, o tema da redação pode ser sobre tecnologia. Outra possibilidade são temas mais pessoais, como “o que eu quero” ou “quem sou eu”, dessa forma a redação refletirá diretamente a personalidade do candidato.
Escolha temas atuais. Em caso de escolha livre, é mais simples escolher assuntos da atualidade. Pesquise assuntos correntes na mídia e na sociedade, assim você mostrará que é conectado ao que acontece a sua volta.
Defina seus argumentos. Um risco comum ao fazer uma redação para entrevista de emprego é perder a coerência e se estender mais do que o necessário. Se a redação tiver quantidade de linhas mínimas exigidas, calcule bem as divisões de cada parágrafo. Escreva uma introdução curta apresentando dois, no máximo três, argumentos. Separe cada parágrafo para um argumento e, por fim, conclua de forma concisa em no máximo três linhas. Lembre-se que o parágrafo da conclusão deve ser sempre menor do que a introdução.
Cuidado com a linguagem. Uma redação para entrevista de emprego deve ser formal, mas precisa ser clara e objetiva, além de ter uma gramática impecável. Portanto, cuidado com o uso de gírias e revise com calma o que escreveu, corrigindo o que for necessário.