Você sabe o que significa outplacement? É uma ferramenta utilizada desde a década de 1980 no Brasil, e tem como objetivo trazer uma solução para a carreira do profissional que está sendo desligado de uma empresa, considerando o que o mercado oferece e quais são os objetivos e experiências do profissional.
Desse modo, a pessoa recebe uma orientação de especialistas para conseguir uma recolocação no mercado profissional e a empresa acaba cumprindo a sua parte social, conseguindo com isso uma boa imagem interna e externa. Assim, essa ferramenta pode trazer um diferencial competitivo para aqueles que a adotam.
Para saber o que é outplacement, devemos entender primeiramente que esse processo é inicializado bem antes de o profissional saber que será dispensado. Geralmente o departamento de recursos humanos da empresa contrata especialistas que dão andamento à parte burocrática do processo de demissão. Após o preparo da documentação e comunicado ao profissional, este recebe um suporte do orientador de outplacement para a reestruturação de seu currículo, a análise da rede de contatos que o profissional possui – e verificação de quais contatos podem trazer benefícios profissionais – auxílio no estudo da carreira do profissional a fim de alinhar o próximo objetivo profissional (isso inclui o ingresso em outra empresa com o mesmo cargo, com cargo diferente ou mesmo na condução de um negócio próprio).
Depois de todos estes passos, do estudo e acompanhamento do perfil do profissional e das condições em que ele se encontra é feita a recolocação no mercado de trabalho. Os especialistas em outplacement buscam organizações que podem se interessar pelo perfil identificado, as qualidades profissionais, habilidades e conhecimentos adquiridos em sua trajetória profissional, e o potencial a ser desenvolvido no novo local.
O conjunto de benefícios resultantes da estratégia de outplacement, o que é também considerado como uma consultoria, é diverso e, muitas vezes, imensurável. Inclui auxílio na estratégia de marketing do profissional, suporte para o equilíbrio emocional no momento da demissão e preparo para situações futuras, auxílio no fornecimento de informações quanto ao caminho a ser seguido, entre outros benefícios