Home > Mercado de Trabalho > Os efeitos da inflação na economia

Os efeitos da inflação na economia

O processo inflacionário funciona como circulo vicioso, que obriga um contínuo ajuste de salários e preços. Entenda melhor como a inflação impacta na sociedade

Foto: © Depositphotos.com / 3DDock

A inflação é o processo em que ocorre um aumento generalizado dos preços de bens e serviços e, consequentemente, a desvalorização do dinheiro. Ou seja: será necessário mais dinheiro para comprar um mesmo produto.

Se o preço de um item sobe rapidamente, ele provoca um efeito em cadeia. Quando o valor do petróleo sobe, aumentam também o custo dos produtos derivados deste material. Outro fator que revela o efeito da inflação é consumo. O aumento repentino do consumo em detrimento da demanda ocasiona alta de preços, já que a escassez determina o valor do bem.

Há ainda a dívida do país. Se um governo gasta mais do que arrecada e emite mais papel-moeda para pagar suas contas, provoca um feito inflacionário, já que colocou no mercado um valor que não corresponde a uma produção. Quando os bens e serviços continuam os mesmos e o dinheiro em circulação aumenta, haverá mais consumo e, com isso, possível aumento de preços.

Os efeitos da inflação na economia ocorrem porque os preços (bens, serviços, salários, lucros etc.) não aumentam uniformemente. A inflação mexe nos preços relativos e, assim, retorna em ganhos para alguns e perdas para outros. Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada.

Segundo Heron do Carmo, da faculdade de Economia e Administração da USP e membro do Corecon-SP, a inflação é um fator de risco adicional para a economia. “[A inflação] dificulta o cálculo econômico e cria ineficiência, pois prejudica a tomada de decisão num ambiente de incerteza. Também afeta o comércio. Ou seja, a inflação cria ineficiência na economia.”

Foto: © Depositphotos / betochagas

O processo inflacionário funciona como circulo vicioso, que obriga um contínuo ajuste de salários e preços. Para evitar que a inflação cause grandes distorções na economia do país, são aplicadas correções monetárias, que buscam neutralizar os aumentos.

Em cada setor da sociedade civil há um índice que mede a inflação periodicamente e, de tempos em tempos, os valores correspondentes a este índices são usados para reajustar os valores monetários. Assim, por exemplo, os salários são reajustados anualmente conforme a inflação média calculada pelos índices adotados pelo governo e as instituições privadas.

Matérias Relacionadas