Tornar os clientes fiéis ao seu produto, marca ou serviço cria um valor ao negócio que vai além da satisfação. Em outras palavras, consiste em transformar clientes indiferentes em clientes assíduos e leais. Quando fidelizados, eles associam sentimentos positivos à empresa, como segurança, conforto, entre outros. Isso eleva o valor e a credibilidade da marca e, consequentemente, os negócios.
Neste contexto, o marketing de relacionamento desempenha um papel importante. A ferramenta busca fortalecer o relacionamento com o mercado, por meio da fidelização dos clientes. Esse tipo de marketing está baseado na ideia de que uma empresa deve conhecer melhor seu cliente e, por meio de interações, integrar o público à marca. Apesar de ser conhecido, ainda há uma dificuldade em entender como fidelizar o cliente com o marketing de relacionamento.
Para atingir o sucesso na fidelização, é preciso conhecer seus clientes, identificando suas características, necessidades e desejos, além de estabelecer um elo de confiança. É de praxe, também, criar facilidades para os clientes e barreiras para a concorrência.
Além disso, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como a criação de bases de dados e de uma página na internet com um fórum e espaço para informações, a realização de pesquisas para medir a satisfação do cliente, bem como seus gostos e sugestões, a utilização de redes sociais para se comunicar os clientes e, também, a realização de eventos.
Essas ações resultam e visam, entre outras coisas, a aproximação da empresa com o cliente, compreensão das necessidades e desejos do público, melhoria na gestão de relacionamento, aumento na percepção do valor da marca, potencialização da rentabilidade a médio e longo prazo e a ampliação do banco de dados de seus clientes potenciais e seus futuros clientes.
A implementação de um programa de relacionamento e de fidelização é o reconhecimento de que o poder da escolha está com o consumidor e que é preciso atender as suas necessidades. Ter uma boa estratégia de marketing de relacionamento é, também, acompanhar de perto as mudanças do mercado e estar sempre à frente da concorrência.