A palavra headhunter vem do inglês e significa caçador de cabeças, ou seja, esse profissional é responsável por “caçar” o candidato mais apto a preencher a vaga para a empresa a qual foi contrato. Assim, funciona como um mediador entre a empresa e o candidato.
O headhunter é contratado para identificar dentro do mercado qual é o candidato que mais se adequa ao perfil pré-estabelecido pela empresa. Geralmente, a procura é por profissionais de alto nível executivo e a busca pode ser sigilosa ou não.
Para entrar na profissão e tornar-se um “caçador” de talentos, não é necessário ter formação em Recursos Humanos. Aliás, não há uma faculdade que ofereça um curso de especialização em headhunter. Um profissional especializado em determinada área de negócio, como tecnologia ou alimentos, por exemplo, pode vir a se tornar um headhunter em sua área de atuação.
Além disso, a vivência profissional e as experiências anteriores são algumas das características de um bom headhunter. Habilidades em administração, estratégias empresariais e psicologia também são muito bem-vindas.
Os headhunters enfrentam alguns desafios para cumprir seu trabalho, uma vez que, na maioria dos casos, os profissionais desejados já estão empregados. Então é aí que entram seus conhecimentos para atrair o candidato e convencê-lo a mudar de empresa. Nessa hora é imprescindível ter boa argumentação e uma ampla rede de contatos.
Na busca pelo melhor candidato o currículo é somente a porta de entrada para iniciar a procura pelo indivíduo que se encaixa no perfil da vaga. Assim, a pessoa com características de persistência, comprometimento, que consegue lidar bem com situações frustrantes, organizada, discreta, carismática, que possua boa comunicação e habilidades de negociação tem boas chances de vir a se tornar um recrutador especializado. Entretanto, um detalhe indispensável para se dar bem na carreira é dominar o inglês, afinal parte das entrevistas é realizada nesse idioma.
A rotina não costuma fazer parte da vida de um headhunter. Ter disponibilidade para avaliar candidatos após ou antes do horário de expediente, durante o café da manhã e até mesmo em encontros bem informais são determinantes para ser bem-sucedido.
A credibilidade e o tempo farão com que o especialista em recrutamento tenha prestígio no mercado. Por isso, é importante ficar atento à ética e reputação. Quanto mais tempo na área, mais fácil ficará o trabalho de encontrar novos talentos e o networking virá naturalmente.
Vale ressaltar que o salário do headhunter é pago pela empresa que o contratou e não pelo candidato à vaga. O cálculo para a remuneração é feito com base nas porcentagens do salário bruto anual do contratado e pode variar de 10% a 50%, isso depende da empresa e do cargo.