Em um mundo onde cada vez mais empresas e produtos se fazem presentes, é preciso ter um diferencial para conquistar clientes. É nesse contexto que a vantagem competitiva é vista como uma importante ferramenta de trabalho para se destacar no mercado. Isso porque, o conceito desenvolvido por Michael Porter no livro “Competitive Advantage”, reflete a condição que diferencia uma empresa ou um profissional da concorrência.
A vantagem competitiva surge do valor que uma determinada marca cria para os seus clientes, ultrapassando os custos de produção; é uma habilidade única adquirida no seu segmento.
A construção dessa competência deve acontecer já no momento em que as empresas traçam o plano de estratégia. De acordo com Porter, essa é a base de uma companhia, já que permite a definição de uma direção e a orientação das competências perante as ameaças e oportunidades do mercado.
O plano deve ser composto por um conjunto de características e ações que permitem a uma empresa diferenciar-se das demais sob o ponto de vista dos clientes. Dentre alguns fatores que englobam a vantagem competitiva estão o posicionamento estratégico e de marca, criação de valor, teoria dos recursos, teorias baseadas nos processos de mercado e teorias de competências dinâmicas.
Para especialistas em mercado, a sua vantagem competitiva sobre os concorrentes deve ser:
• difícil de imitar;
• única;
• sustentável;
• superior à competição;
• aplicável a múltiplas situações.
Reconhecimento
O mundo empresarial conta com alguns fatores chave de sucesso, conhecido com os 5Rs – relevância, reconhecimento, receptividade, responsividade e relacionamento.
Neste contexto, a teoria da vantagem competitiva pode ser definida pelo fator reconhecimento, que se refere ao fato de ter um serviço único ou diferente para os seus clientes. Ou seja, à produção de um serviço ou produto com características que levem o cliente a comprar de você e não dos concorrentes.
Vantagem competitiva pessoal
A vantagem competitiva não é uma estratégia apenas de empresas e organizações. É possível que cada profissional utilize suas habilidades para promover sua vantagem competitiva e se destacar no mercado de trabalho.
Para isso, a pessoa pode escolher uma competência específica e trabalhar em cima dela, para que seja conhecido e reconhecido por isso. Quando estabelece suas vantagens competitivas de maneira clara, como profissional ou como empreendedor, estará se distanciando da multidão.