Pensar no futuro é um fator importante quando o assunto é planejar a própria carreira. E vale a pena não apenas pensar nos próximos passos a serem dados na própria área de atuação, mas também entender quais serão as profissões com maior destaque daqui alguns anos. É evidente que ninguém consegue prever com precisão o que virá, mas existem especialistas que, de olho nas tendências do mercado, conseguem apontar algumas direções.
Foi o que fez a equipe do estudo Carreiras do Futuro realizado por meio do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA) e divulgado em julho de 2013. Observando fatores como as transformações na sociedade e no próprio mercado de trabalho, o estudo destacou de maneira macro que as carreiras ligadas à inovação, qualidade de vida e aumento da expectativa de vida da população devem ganhar especial destaque na próxima década.
A sustentabilidade também deverá ser uma palavra de ordem. Por isso, os profissionais da área devem ser especialmente valorizados. Destaque para os gestores de ecorrelações, profissionais com conhecimentos multidisciplinares que vão desde a área do direito ambiental até a engenharia ambiental, além de sólidas habilidades de comunicação, auxiliarão empresas e comunidades na construção de relações mais éticas e saudáveis com o meio ambiente. Na mesma linha, gestores de resíduos e engenheiros ambientais deverão se diferenciar no mercado de trabalho, com uma crescente demanda por parte de empresas, instituições e órgãos públicos.
As engenharias, aliás, devem continuar em alta, sobretudo no mercado brasileiro, tão aquecido por obras e investimentos em desenvolvimento e infraestrutura. Se destacam como tendências as áreas de engenharia civil, engenharia de petróleo e gás (área específica que promete passar por grande expansão) e a engenharia hospitalar, alavancada pela sofisticação de centros médicos e busca por mais qualidade e modernização de tratamentos em geral.
A qualidade de vida também surge como mote de outras profissões consideradas promissoras para o futuro, como a biofarmacologia, a telemedicina (com a possibilidade de médicos acompanharem os estados de evolução de seus pacientes mesmo à distância), a consultoria de aposentadoria (prestando auxílio a quem precisa dar um novo sentido à vida após o fim da trajetória profissional) e os gestores de qualidade de vida – responsáveis por prever e prevenir problemas de saúde de profissionais em ambientes de trabalho.
Independente do quanto essas previsões efetivamente se concretizem, o certo é que a valorização das profissões acompanha, sim, o desenvolvimento e as mudanças da sociedade. Por isso é importante prestar atenção e manter-se informado como forma de direcionar a própria carreira para uma direção minimamente alinhada com as principais tendências.