As dinâmicas de grupo constituem um método de recrutamento muito utilizado principalmente por grandes empresas que, com áreas de Recursos Humanos bem estruturadas, valorizam o cuidado na hora de escolher os novos membros de sua equipe. Para os profissionais que chegam à fase da dinâmica – geralmente após terem vencido etapas de análise de currículo e entrevista – este é o momento de demonstrar as suas qualidades e potenciais, tudo em prol da conquista da tão almejada vaga.
Segundo especialistas, o trunfo inicial para se dar bem durante a dinâmica de grupo é o autoconhecimento. Quem tem mais consciência acerca das próprias reações, facilidades e dificuldades, tenderá a sentir-se mais seguro, agindo de forma mais desenvolta na relação com os outros candidatos e também com os avaliadores. Além da segurança, também merecem ser valorizadas outras atitudes interpessoais, como a tranquilidade, a gentileza, a capacidade de escuta e também de expressão das próprias ideias. Saber sobre a empresa, suas atividades, valores e cultura também conta pontos positivos.
Com certeza a capacidade de interação estará em foco, mas outros detalhes não devem ser deixados de lado. Entre eles estão a postura física e a escolha da roupa adequada para o momento da dinâmica. Mexer-se excessivamente e fazer gestos bruscos são ações físicas que tendem a ser vistas como negativas pelos avaliadores, por indicarem insegurança e falta de maturidade. No que se refere à vestimenta, vale lembrar que muitas das atividades das dinâmicas de grupo reproduzem situações que o profissional poderá encontrar em seu cotidiano, como se os avaliadores estivessem imaginando os candidatos em seu possível novo ambiente de trabalho. Elegância, alinhamento e discrição podem indicar a capacidade do profissional de alinhar-se com este novo ambiente.
É importante que o candidato lembre-se que este também é o momento em que poderá demonstrar as suas melhores qualidades e as singularidades positivas que podem fazê-lo ser escolhido. Por isso, com atenção, pode-se buscar o momento certo para ousar, sempre com elegância e respeito total aos outros presentes. Este conjunto de atitudes forma a base do que avaliadores esperam identificar nos profissionais na hora da dinâmica. As situações e a possibilidade de conseguir destacar-se, porém, poderão variar de acordo com os exercícios propostos, a composição do grupo e a adequação efetiva do candidato à vaga pretendida.