Promover, por meio da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho é o objetivo principal de modelo de administração japonesa conhecido como os “5S”. Este modelo é baseado em um código de princípios morais não escritos, passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa.
O nome se refere à inicial de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada uma delas representa uma etapa da metodologia e também são conhecidas como os cinco sensos.
• SEIRI: senso da utilização. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é ou desnecessário – passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando-o – conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo;
• SEITON: “senso de organização”. Ao deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar, é possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia;
• SEISO: “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter o ambiente limpo;
• SEIKETSU: “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também;
• SHITSUKE: senso da disciplina. Refere-se também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos;
O programa dos “5S” surgiu durante a década de 1950 e 1960, quando os japoneses passaram pela fase de reestruturação do pós-guerra e desenvolvimento acelerado de suas indústrias. Atualmente, os “5S” estão espalhados pelo mundo e deram origem a novas metodologias, como o “housekeeping”, por exemplo.
Essa introdução do conceito nas corporações em todo o mundo está cada vez mais comum. Isso porque, as companhias querem garantir qualidade nos processos, transparência e, também, gerar valor. Ou seja, utilizam com o intuito de unir toda a equipe de trabalho, independente do departamento ou setor, a fim de que haja um trabalho de forma satisfatória, tornando o ambiente de trabalho agradável.
Dessa forma, com essa visão, o aumento da produtividade é inevitável, pois há comunicação, compartilhamento de experiências e de ajuda.