As situações de estresse multiplicam-se no dia a dia de quem trabalha em ambientes corporativos: decisões a serem tomadas, metas a serem cumpridas, projetos para levar adiante e etc. Em meio a todos esses processos, nem sempre é fácil ter controle emocional. Ser capaz de manter este autocontrole, porém, pode fazer toda a diferença entre um projeto bem-sucedido e situações de constrangimento e conflito com parceiros de trabalho, subordinados e, até, superiores.
Para manter o autocontrole emocional no trabalho a primeira dica é prestar bastante atenção nas atividades realizadas diariamente e ao longo da execução de projetos. Desta forma, é possível construir a percepção de quais são as situações com maior capacidade para provocar ansiedade, tensão e, por fim, a perda de controle. Sabendo quais são os momentos mais críticos, é possível organizar-se, evitando estas situações ou preparando-se para elas quando precisarem ser enfrentadas.
A preparação para situações de tensão pode envolver algumas técnicas. Uma delas é a respiração lenta e ritmada antes de enfrentar os momentos de maior tensão – e, dentro do possível, durantes eles. Outra possibilidade é a meditação, com a busca de um local adequado para ficar em silêncio, respirando lentamente de olhos fechados, deixando os pensamentos passarem como nuvens dentro da mente, sem apegar-se a eles. Estas são ações que tendem a acalmar o corpo e a mente, facilitando o controle emocional.
Vale a pena lembrar, porém, que as atitudes e dificuldades emocionais, mesmo que se expressem apenas em situações de trabalho, em grande parte dos casos têm suas origens em fragilidades pessoais. Por isso, a melhor forma de evitar a perda do autocontrole emocional em ambiente de trabalho é conscientizando-se da importância de cuidar da própria mente e das próprias emoções.
É importante observar-se sempre, perceber os próprios limites (inclusive no que refere ao acúmulo de tarefas), reservando momentos para a saúde física e mental na rotina. Isso significa desde ter uma boa vida social até praticar uma atividade física regular. Para completar, dependendo das dificuldades observadas, pode ser interessante contar com a ajuda de um profissional, como um psicoterapeuta. Através desse conjunto de ações a mente é fortalecida, assim como o autocontrole emocional – dentro e fora do ambiente profissional.