“Gamification” é uma estratégia utilizada pelas marcas para interagir com o seu público alvo através de uma experiência lúdica. As empresas atraem os usuários através da diversão e do entretenimento, como jogos, testes e competições. Através dessas atividades o usuário pode receber recompensas como descontos em alguns produtos, prêmios e recompensas que podem ser tanto virtuais quanto físicas.
O maior exemplo de gamification são os jogos virtuais nos quais os participantes precisam passar de fase para acumularem pontos e trocá-los por prêmios, como medalhas, itens personalizados, acessórios, liberação de novas telas e personagens. Em muitos desses games você precisa da ajuda dos amigos para conseguir completar o jogo, por isso é preciso convidar e incentivar os colegas a participarem desses games.
Como a divulgação é feita por convites de amigos fica mais fácil à aceitação do jogo, já que ele foi recomendado por um conhecido. Esse tipo de game cativa os usuários porque desperta o lado competidor e prestativo do jogador, a vontade de vencer o desafio e conquistar o prêmio faz com que o usuário se dedique e foque no objetivo, nem que seja uma energia extra para a próxima fase.
Ao dedicar parte do seu tempo e atenção para o game, o jogador não percebe que enquanto se diverte ele também cria um relacionamento com a marca, pois a mesma interage e apresenta novas experiências para o jogador, que futuramente se torna um cliente fiel por se identificar com ela. O próximo passo é incentivar os amigos a utilizarem os produtos daquela marca. Atualmente as pessoas confiam mais em um produto quando o mesmo é indicado por alguém, ou recebe críticas positivas, por isso é que as empresas investem na gamification, por ser uma maneira prazerosa e natural de criar laços com os futuros consumidores.
As empresas exploram as redes sociais para realizar o gamification porque o número de acesso a esse tipo de mídia é muito grande, conseguindo atingir o maior número de pessoas em um espaço curto de tempo. Geralmente, ao acessar as redes sociais, os usuários estão em um momento de lazer e sem muita pressa, então esse é o momento de interação entre o público com empresas que têm afinidade, e depois dedica um pouco de tempo para o jogo. A intenção da marca é que o jogador associe esses momentos bons com a personalidade da empresa.
Outro exemplo de gamification são aplicativos que ajudam as pessoas a atingirem com os seus objetivos, como apps de emagrecimento que dão dicas de uma refeição saudável e cálculos das calorias obtidas durante o dia. Ao eliminar as gorduras indesejadas as pessoas ficam felizes por conseguirem atingir o objetivo, isso também gera um vínculo com a empresa que faz a divulgação nesse aplicativo.
A gamification é bem vista por não aparecer de forma indesejada para o usuário, já que muitas publicidades são feitas por links ou banners que acabam atrapalhando a leitura de uma página na internet. A divulgação feita através de jogos é mais discreta, e algumas podem passar despercebido pelo jogador.