Todas as lições que aprendemos na faculdade são muito importantes e formam a base da nossa formação profissional. Mas será na prática da atividade de trabalho que os conhecimentos adquiridos serão colocados à prova, juntamente com a capacidade de nos colocar-nos frente aos desafios cotidianos da profissão. Para que isso seja possível, um caminho é ingressar nas empresas buscando colocações criadas especificamente para a formação e aprimoramento de profissionais em início de carreira.
Para a maioria das profissões, esta etapa se chama estágio. Trata-se de uma atividade profissional geralmente remunerada (poderá ser gratuita, dependendo do que for aceitável para o profissional iniciante) realizada quando ainda se está cursando a faculdade. A empresa que tem os serviços de um estagiário leva em conta a sua condição de aprendiz e também de estudante, gerando oportunidades especiais de aprendizado e respeitando os horários preestabelecidos, como forma de não atrapalhar os estudos.
A principal diferença entre estagiários e trainees é que os trainees já se encontram em uma fase mais madura de sua formação acadêmica. São profissionais já formados e que, uma vez qualificados, desejam adentrar ao mercado de trabalho em suas áreas de atuação através de programas criados especificamente para essa inserção, comum, sobretudo em grandes empresas. O trainee é visto como um funcionário contratado por um período temporário que, ainda que esteja num nível hierárquico composto por certo grau de aprendizagem, precisa demonstrar maturidade e qualidade profissional para galgar postos dentro da organização.
Tanto estagiários quanto trainees podem seguir na empresa onde atuam, criando carreiras dentro das organizações onde iniciaram como aprendizes. Com o grau de especificidade exigido em algumas áreas e as novas profissões que começam a se destacar no mercado, este pode ser um caminho desejado por muitas empresas em relação aos seus profissionais novatos.
Para aqueles que estão iniciando a carreira profissional, é importante compreender o valor de passar por programas de estágio e trainee como fases interessantes para a formação e o amadurecimento profissional. No começo, não faltarão desafios, dificuldades, dúvidas e até decepções (caso o estágio ou o trainee não se transformem em efetivações, por exemplo). Mas todos os desafios serão vistos como verdadeiros aprendizados no futuro, quando formarem o alicerce de uma carreira consolidada.