Durante uma entrevista de emprego é natural se sentir nervoso, ainda mais quando o processo seletivo é uma entrevista coletiva. Por isso, o ponto mais importante de como agir em uma entrevista de emprego é manter a calma e agir com naturalidade diante dos demais candidatos e do selecionador.
Tanto em dinâmica de grupo ou entrevista coletiva, ser o primeiro a falar diante do grupo não significa ter iniciativa. O candidato deve se sentir à vontade para começar. Preste muita atenção nas respostas dos outros e na reação do contratante. Muitas vezes o entrevistador dá dicas apenas pelo olhar ou pelo tom de voz que responde aos candidatos.
E como nessa etapa o candidato tem pouco tempo para demonstrar suas competências e diferenciais, procure não prolongar as respostas. Responda apenas o que o recrutador perguntar. Valorize seus pontos positivos sem menosprezar os concorrentes.
Antes da entrevista é fundamental fazer uma reflexão de si, dos pontos positivos, do que precisa ser desenvolvido, quais os motivos que te levaram a sair dos empregos anteriores e quais são os seus objetivos. Não basta decorar um discurso, é importante estudar as suas respostas para que sejam coerentes e explicativas. Por isso, é fundamental conhecer a si mesmo para se expressar com tranquilidade e convencer o recrutador.
Lembre-se de que a empresa quer alguém que se encaixe no perfil deles. Por isso, é indispensável obter informações prévias sobre a companhia. Sem esquecer, é claro, que roupas inadequadas e maquiagem carregada, por exemplo, prejudicam a imagem profissional e podem eliminar o candidato do processo.