Na década de 80 as empresas realizavam métodos de análise e avaliação de desempenho baseados somente em indicadores financeiros que só mostravam as decisões passadas. Até então não havia uma integração clara entre esses indicadores e as estratégias da empresa, como participação do mercado, relacionamento com o cliente, qualidade do produto, crescimento e outros setores.
Após analisar que esse tipo de ação era insuficiente para o crescimento da empresa, Robert Kaplan e David Norton decidiram criar uma estratégia que atingisse todos os setores da companhia e que tivesse o envolvimento de todos os colaboradores. Foi então que na década de 90 surgiu o Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia de medição e gestão estratégica que reúne elementos para acompanhar o planejamento e desempenho das atividades realizadas em uma organização. Para Kaplan e Norton o BSC tem a função de explicar as estratégias das empresas através de metas, e esclarecer para todos os níveis hierárquicos a visão, missão e estratégias da empresa. O BSC é um sistema que dá certo porque transmite a estratégia empresarial para todas as pessoas da organização.
Eles concluíram que os indicadores financeiros deixaram de ser um sistema de medição para ser um sistema de gestão que facilita a comunicação entre os gestores e funcionários na hora de definir as estratégias. Assim as empresas acompanham não só os resultados financeiros, mas também o da evolução dos bens intangíveis necessários para expandir o crescimento futuro.
O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas, divididos em: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. O financeiro é voltado para a rentabilidade do que foi investido; o setor de clientes tem como objetivo criar novos valores para os consumidores e focar no desenvolvimento de segmentos de mercado; a perspectiva dos processos internos atua na satisfação do cliente e no alcance dos objetivos financeiros; o aprendizado desenvolve a estrutura necessária para crescer e manter esse crescimento em longo prazo. Para aplicar o BCS é preciso deixar claro para os funcionários a missão e a visão da empresa para que as metas propostas sejam atendidas e usar essas informações nas ações estratégicas.
O BSC é muito utilizado entre os gestores que precisam tomar vários tipos de decisões, tanto na parte operacional quanto no cumprimento de metas, análise dos produtos e clientes. Além disso, o BSC ajuda os gestores no desenvolvimento das estratégias e garante que cada colaborador esteja envolvido no processo para executar as tarefas passadas. O processo também avalia a capacidade dos funcionários, a qualidade dos processos, a perspectiva dos clientes e o retorno do dinheiro investido.