Um dos aspectos mais importantes quando o assunto é a liderança de uma grande empresa é a força mental. Lidar com situações críticas, achar soluções para problemas, tomar decisões importantes, investir milhões de dólares, tudo isso faz parte da vida de diretores e CEO’s de grandes organizações do mundo inteiro.
Deste modo, um dos assuntos mais explorados é o que fazer para que sua mente se fortaleça para ser capaz de assumir um cargo importante. Algumas das características mais comentadas neste caso são: tenacidade, ousadia, otimismo, entre outros. Porém, a psicanalista Amy Morin resolveu desenvolver outra abordagem para o assunto: “quais as coisas que pessoas fortes mentalmente não fazem”.
Confira abaixo a lista preparada pela profissional.
Perder tempo sentindo dó de si mesmo: Você não vê as pessoas mentalmente fortes sentindo pena de suas circunstâncias ou sofrendo pelo modo como foram maltratados. Elas aprenderam a assumir a responsabilidade por suas ações e resultados, e elas têm uma compreensão de que, muitas vezes, a vida não é justa. Elas são capazes de emergir de circunstâncias difíceis com gratidão pelas lições aprendidas.
Dar aos outros o poder de te desestabilizar: Pessoas mentalmente fortes evitam dar aos outros o poder de fazer com que elas se sintam inferiores. Elas entendem que estão no controle de suas ações e emoções. Elas sabem que a força delas está na capacidade de controlar a forma como respondem os outros.
Correr de desafios: Pessoas mentalmente fortes aceitam a mudança e dão boas-vindas ao desafio. Seu maior “medo”, se tiverem algum, não é do desconhecido, mas de tornar-se complacente e estagnado. Um ambiente de mudança e, até mesmo, a incerteza, podem energizar uma pessoa mentalmente forte e trazer para fora o seu melhor.
Reclamar de coisas que fogem de seu controle: Pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) sobre o tráfego ruim, a bagagem extraviada, ou, especialmente, sobre as outras pessoas, pois reconhecem que todos esses fatores são, geralmente, fora do seu controle. Em uma situação ruim, elas reconhecem que a única coisa que sempre podem controlar é a sua própria atitude.
Se preocupar em agradar os outros: Conhece alguma pessoa muito preocupada em agradar os outros? Ou, pelo contrário, pessoas que saem de sua maneira de pensar só para desagradar aos outros de modo a reforçar uma imagem de força? Nenhuma dessas atitudes é boa. Uma pessoa mentalmente forte se esforça para ser gentil e justo e para agradar aos outros quando necessário, mas não tem medo de falar. Elas são capazes de suportar a possibilidade de que alguém vai ficar chateado e vão lidar com a situação, sempre que possível, com elegância.
Medo de assumir riscos calculados: Uma pessoa mentalmente forte está disposta a assumir riscos calculados. Isso é uma coisa completamente diferente de pular de cabeça em riscos tolos. Mas com a força mental, um indivíduo pode pesar os riscos e benefícios, e irá avaliar plenamente as potenciais desvantagens e até mesmo os piores cenários antes de tomar uma atitude.
Sofrer com o passado: Há força em reconhecer o passado e, sobretudo, em reconhecer as coisas que aprendeu com experiências passadas. Uma pessoa mentalmente forte é capaz de evitar a afundar sua energia mental em decepções do passado ou nas fantasias dos “dias de glória”. Elas investem a maior parte de sua energia na criação de um presente e futuro melhor.
Cometer os mesmos erros repetidamente: Nós todos sabemos a definição de insanidade, certo? É quando tomamos as mesmas ações repetidas vezes enquanto esperamos um resultado diferente e melhor do que os obtidos antes. Uma pessoa mentalmente forte assume total responsabilidade pelo comportamento passado e está disposto a aprender com os erros. Pesquisas mostram que a capacidade de ser auto-reflexivo de forma produtiva é uma das maiores forças de executivos bem-sucedidos e empresários.
Ter inveja do sucesso dos outros: É preciso ter força de caráter para sentir alegria genuína e emoção pelo sucesso de outras pessoas. Pessoas mentalmente fortes têm essa capacidade. Elas não ficam com ciúmes ou ressentimentos quando outros alcançam o sucesso. Elas estão dispostas a trabalhar duro para as suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.
Desistir depois de falhar: Cada fracasso é uma oportunidade para melhorar. Mesmo os maiores empresários estão dispostos a admitir que seus esforços iniciais, invariavelmente, trouxeram muitas falhas. Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a falhar de novo e de novo, desde que a experiência de aprendizagem de cada “fracasso” possa trazê-los mais perto de seus objetivos finais.
Ter medo de passar um tempo sozinho: Pessoas mentalmente fortes apreciam e valorizam o tempo que passam sozinhas. Elas usam seu tempo ocioso para refletir, planejar, e para serem produtivas. Mais importante, elas não dependem de outros para sustentar a sua felicidade e humor. Elas podem ser felizes com os outros e também podem ser felizes sozinhas.
Sentir que o mundo te deve algo: Na economia atual, os executivos e funcionários em todos os níveis estão ganhando a percepção de que o mundo não deve a eles um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independentemente da sua preparação e escolaridade. Pessoas mentalmente fortes entram no mundo preparadas para trabalharem e terem sucesso em seus méritos.
Esperar resultados imediatos: Quer se trate de um plano de treinos, um regime nutricional, ou começar um negócio, pessoas mentalmente fortes estão preparadas para o longo-prazo. Elas sabem que não devem esperar por resultados imediatos. Elas aplicam as suas energias e tempo em doses equilibradas e celebram cada etapa e incremento de sucesso no caminho. E elas entendem que as mudanças genuínas levam tempo.