Há uma série de profissões que contam com uniformes predeterminados, geralmente para que os profissionais sejam corretamente identificados. Médicos, enfermeiros, bombeiros e, em alguns casos, empregadas domésticas, são alguns dos exemplos mais corriqueiros. No meio empresarial, embora não existam uniformes rígidos, algumas empresas contam com um dress code estabelecido. Trata-se basicamente de uma indicação geral de como é esperado que os colaboradores se vistam no ambiente da empresa.
Uma das principais funções da determinação de um dress code é o fortalecimento da cultura empresarial e da própria organização, principalmente no que se refere ao contato com os seus públicos externos. Em um ambiente corporativo onde existe o fluxo constate de clientes as roupas usadas pelos funcionários serão fundamentais na percepção de seriedade, solidez, organização, criatividade, etc.
Outra função do dress code empresarial é orientar os profissionais no que se refere ao estilo mais aceitável para aquele ambiente de trabalho. Embora existam algumas regras gerais – como a opção por cores mais discretas e cortes mais sóbrios – pode ser importante oferecer informações em relação à vestimenta que se deseja do colaborador. Esta ação ajuda a evitar possíveis maus entendidos e divergências entre o estilo do funcionário e a forma como a corporação espera que ele se vista.
Existem casos, ainda, em que o dress code tem como função marcar as diferenças hierárquicas. Isso significa que pode existir, por exemplo, uma exigência maior para que membros da diretoria utilizem um tipo de vestimenta (como paletó e gravata, para os homens). Esta é uma estratégia que demonstra, ainda, o maior nível de responsabilidade dos gestores que se encontram em altos níveis hierárquicos, no sentido de representarem a empresa e inspirarem seus subordinados. Vale lembrar que, embora aponte algumas regras, o dress code pode contar com flexibilidades que permitam alguns tipos de expressão de singularidade dos colaboradores.
A escolha do dress code tende indiretamente também a facilitar as relações, promovendo harmonia estética e uma comunicação visual agradável para os clientes e colaboradores. Cabe à empresa determinar o dress code de seus funcionários em alinhamento com sua cultura, missão e valores.