A gestão de desempenho com base em competências é um programa desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio. Assim, é possível identificar os pontos de excelência e os de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento.
Hoje a gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, pois ela é uma ferramenta que auxilia a enxergar o que realmente precisa para treinar os colaboradores, evitando com isso a perda de tempo e de investimentos.
O programa também permite que seja realizada uma padronização tanto das competências técnicas, quanto comportamentais, para que um profissional assuma um determinado cargo. Desta forma possibilitando, ainda, a obtenção clara de dados para realizar o LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamentos), utilizando-se os gap’s (lacunas) das competências exigidas e existentes.
Entre as competências técnicas e comportamentais, é fundamental que haja um equilíbrio adequado ao perfil da empresa, sua cultura organizacional e sua atividade.
Por exemplo, em uma indústria, as competências técnicas deverão ter mais atenção já que esse tipo de empresa é composto por um sistema de atividades operacionais, que requer um maior domínio da parte técnica. Já em uma empresa prestadora de serviços, as competências comportamentais deverão ser mais desenvolvidas, uma vez que há um maior contato entre os funcionários e os clientes externos.
Por fim, além de estimular o aumento da produtividade individual e das equipes, a gestão de desempenho torna os líderes e os grupos mais fortalecidos e com maior capacidade de superar desafios, inclusive, aqueles que se não bem conduzidos podem levar a conflitos e um índice preocupante de estresse.