Andragogia é um modo de ensino voltado para adultos com o objetivo de ajudar no desenvolvimento profissional através de características específicas. Diferente do método de ensino infantil, no qual a criança é “dirigida”, a andragogia defende que os adultos não aprendem com as mesmas metodologias, porque ele precisa se coordenar e desenvolver as habilidades para que elas sejam praticadas na vida profissional.
A diferença entre a pedagogia é a andragogia é que na primeira o professor é quem decide o que vai ser ensinado, qual o método aplicado e como será feita a avaliação do aprendizado. Na andragogia o mentor e aluno tomam as decisões em conjunto, há uma troca de experiências entre os dois, em alguns casos as decisões do que vai ser ensinado e a maneira que será dada são dos alunos.
A andragogia pode ser aplicada para as seguintes finalidades: facilitar a adaptação de um novo funcionário; ensinar conhecimentos técnicos; e melhorar o relacionamento entre gestor e equipe.
Como os adultos estão acostumados com o método convencional é preciso introduzir o método da andragogia aos poucos, primeiro é preciso entender que a maior parte do aprendizado é do aluno, ele é quem toma as decisões, o professor é apenas um facilitador que está ali para orientar, mostrar diferentes possibilidades e trocar experiências.
Para aplicar a andragogia o gestor precisa definir para o profissional qual o objetivo desse treinamento, como esse conhecimento é fundamental para as atividades práticas e qual o resultado esperado. Para a capacitação ser eficaz é preciso saber os princípios básicos da aprendizagem em adultos e não confundi-la com a pedagogia (aplicado em crianças), já que a orientação adotada é focada nos problemas cotidianos que os adultos vivenciam. O indivíduo precisa sentir que está ganhando algo prático e real, por isso as atividades devem se basear em técnicas experimentais, dessa maneira as pessoas absorvem melhor as informações quando vivenciadas.
O aprendizado pela andragogia é realizado através de simulações, interatividade, testes, jogos virtuais, cenários reais, entre outros. Além disso, é preciso compartilhar os conhecimentos e experiências, porque o aprendizado é uma troca, onde todos ganham mais conhecimentos. Através dessa “troca” de informações os colaboradores criam mais intimidade e sentem mais liberdade em buscar soluções e apresentar novas ideias para os gestores.
Um dos primeiros a estudar sobre a andragogia foi Malcolm Knowles, para ele os adultos aprendem com mais facilidade em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaças. O clima de informalidade é mais eficaz, porque os colaboradores se sentem mais relaxados e abertos para trocar experiências e realizar as atividades sugeridas. Os alunos são responsáveis pelo seu próprio aprendizado, por isso é preciso avaliar qual a melhor forma de receber as informações, seja através de tarefas, atividades variadas ou de exemplos reais e relevantes à sua vida.