O início da carreira é um momento bastante desafiador e os primeiros processos seletivos costumam ser especialmente complexos para os jovens profissionais. Bastante natural, uma vez que até mesmo trabalhadores mais experientes tendem a sentirem uma certa insegurança, por exemplo, na hora de passarem por uma entrevista de emprego. É de se esperar, portanto, que a primeira entrevista de emprego seja especialmente importante e que peça alguns cuidados especiais.
O primeiro passo para realizar uma boa primeira entrevista é conscientizar-se de que poderão ocorrer erros e que eles não significam o fim de uma carreira que está apenas começando. É preciso ter humildade para reconhecer que, no momento da conversa com o recrutador, podem surgir sentimentos como insegurança ou nervosismo. Nada disso significa que exista algo de errado, muito pelo contrário, estes são sinais claros de que a vida profissional está começando a ensinar suas primeiras lições.
Ainda que com a consciência da própria inexperiência, também não é preciso partir para a primeira entrevista com um pensamento derrotista. Por isso, como qualquer outro profissional, o entrevistado de primeira viagem deve buscar informações sobre a empresa e o cargo para o qual está sendo avaliado e, até, pensar em possíveis perguntas a serem realizadas no encontro.
A vestimenta escolhida também é muito importante. A discrição é a regra principal, portanto qualquer tipo de exagero deve ser evitado no que se refere a cores, estampas, cortes ousados, decotes, roupas muito curtas, etc. A dica é optar por roupas que sejam confortáveis, elegantes e que façam o entrevistado se sentir seguro. Aliás, todos os detalhes que possam levantar a autoestima (como um penteado discreto, para as mulheres) devem ser considerados.
Na hora da entrevista, o candidato deve procurar tranquilizar-se e apontar da forma mais tranquila suas experiências e expectativas. Mesmo que as experiências sejam poucas (atividades universitárias, por exemplo), é importante falar sobre o que aprendeu com elas, que forma colaborou para outros projetos e, também, quais são os anseios para o futuro profissional.
O jovem entrevistado pode ainda demonstrar seu conhecimento sobre a empresa citando maneiras através das quais ele acredita ser útil e gerar bons resultados à organização. Mesmo que após alguns dias o resultado não seja o esperado, esta será uma experiência a mais no processo de amadurecimento profissional. Se sentir que é adequado, é possível até pedir um rápido feedback do entrevistador, para compreender quais pontos ainda precisam ser melhorados.