Home > Liderança e Gestão de Pessoas > Conheça os principais tipos de entrevistas de emprego

Conheça os principais tipos de entrevistas de emprego

Entrevistadores e entrevistados devem estar preparados para reconhecer os tipos de entrevista; para os recrutadores, a escolha de formato pode ser essencial para a obtenção correta de informações do candidato

entrevista de emprego

Foto: Depositphotos

A entrevista de emprego é uma situação bastante particular na qual duas pessoas, que em geral não se conhecem, precisam se comunicar e compreender de forma clara uma série de informações, com o objetivo de realizarem escolhas acertadas. De acordo com o tipo de empresa e de cargo pretendido, este processo pode ocorrer em diferentes modelos – para os quais tanto entrevistados quanto entrevistadores precisam estar preparados.

O tipo de entrevista de seleção mais comum envolve apenas o entrevistado e o entrevistador. Mas há situações em que mais pessoas podem ser chamadas para esta conversa. Além do recrutador, há estruturas organizacionais ou situações específicas em que os possíveis futuros companheiros de trabalho e/ou superiores também podem acompanhar a entrevista. De modo geral, mesmo com mais de um selecionador presente, existe um recrutador direcionando a conversa, com os outros participantes realizando perguntas eventuais.

Independente da quantidade de recrutadores presentes, o tipo de entrevista também pode variar de acordo com o modo como é conduzida. A maneira padrão ocorre com perguntas feitas pelo entrevistador e respondidas pelo entrevistado, com um espaço final para possíveis questionamentos e considerações. Muitas vezes as perguntas feitas são pré-estabelecidas e iguais para todos os candidatos. Este tipo de entrevista é utilizado, sobretudo, quando o foco para o entrevistador é aferir informações como conhecimentos técnicos, formação e experiência prática do candidato.

Foto: Depositphotos

Em outro formato, a entrevista ocorre como uma conversa mais solta e informal, com mais espaço para o entrevistado se colocar. O objetivo aqui é tocar nas habilidades técnicas, experiência e formação, mas também, aproximar-se de aspectos mais subjetivos do candidato, como as tendências de sua personalidade, seu modo de agir e se expressar, etc. É possível ainda que sejam mesclados os dois formatos, com momentos mais estruturados e outros mais livres, sempre com uma condução objetiva por parte do entrevistador.

 

Para cargos que exigem forte controle emocional, alguns recrutadores optam por simular, já na entrevista, situações de tensão ou apresentar algum desafio específico. A ideia é verificar a habilidade do candidato de agir em meio a adversidades.

Matérias Relacionadas