Para controlar de forma eficaz e objetiva o trabalho e as atividades em equipe também, muitas empresas passaram a adotar uma nova metodologia: scrum. A ferramenta possibilita uma gestão dinâmica de projetos, facilitando a definição de objetivos e cumprimento de acordos preestabelecidos.
O termo tem sua origem no rúgbi, onde scrum define a aglomeração dos jogadores, muitas vezes vista como “formação ordenada”. Neste caso, 8 jogadores de cada time estão frente a frente e têm que fazer um esforço para recuperar a bola que se encontra no meio do “aglomerado”.
No mercado, por meio de um conjunto de valores, princípios e práticas, o scrum fornece uma base organizacional às empresas, para que estas adicionem suas iniciativas de engenharia e gestão de acordo com a sua realidade.
Basicamente, no scrum se trabalha com o product backlog, um registro que contém áreas do produto que devem ser desenvolvidas. A partir dessa ferramenta, cria-se o release backlog, que agrupa as questões obtidas anteriormente e que devem ser trabalhadas de acordo com a prioridade estabelecida. Após essa etapa, dá-se início ao sprint backlog, que representa o espaço de tempo em que uma user story (conceito parecido com tarefa) deve ser concluída.
A sprint pode demorar entre uma a quatro semanas, variando de acordo com os projetos e objetivos de cada organização. O processo de scrum costuma ser controlado em um quadro, no qual é possível ver as tarefas que estão em desenvolvimento, as que foram trabalhadas e ainda precisam ser testadas, e as são consideradas terminadas.
Alguns dos elementos que fazem parte do processo do Scrum são:
Product owner. Para garantir eficiência e que os objetivos sejam alcançados, todo produto ou projeto precisa ter um dono. É dele a responsabilidade de definir quais requisitos vão fazer parte do product backlog e quais devem ser abordados pela equipe.
Scrum Master. Refere-se ao elemento que faz a ligação entre o product owner e a equipe, cuja a responsabilidade é organizar reuniões, fazer o acompanhamento do trabalho e certificar que cada integrante da equipe tem as ferramentas necessárias para cumprir a sua função da melhor forma possível.
Team (equipe). É a equipe que trabalha para o desenvolvimento do projeto ou produto. Neste eixo, outro conceito relevante é o daily scrum, ou scrum diário, que consiste em uma reunião de curta duração, organizada pelo Scrum Master. A ideia é garantir que cada elemento está cumprindo o seu papel.
Todo esse trabalho em equipe e essa dinâmica agrega valor à metodologia, que tem, entre as suas principais vantagens, a motivação e a alteração de prioridades. Essa forma de trabalho permite que as pessoas se sintam parte da empresa e colaborem ainda mais efetivamente.
Monitorando os resultados
Para medir o tempo de cada tarefa e transformar o trabalho em algo mais objetivo, o Scrum trabalha com uma medição do tempo de cada tarefa. Geralmente, esse monitoramento é feito por pontos. Desta forma, é possível somar os pontos no fim da sprint e averiguar a velocidade de trabalho da equipe.
Dessa forma, o progresso é medido na burndown chart, uma das características que torna o scrum tão popular. Basicamente, consiste em uma tabela que permite controlar se um projeto está se desenvolvendo da forma programada e se o projeto vai ser concluído a tempo ou se vai sofrer algum atraso.