Uma das grandes tendências no mercado de trabalho atual é a forte concorrência e busca pelo aperfeiçoamento profissional. Assim, cursos indicados para detentores de diploma superior vêm crescendo meteoricamente, se consolidando e atraindo cada vez mais pessoas. Com a oferta, cresceram o número de nomenclaturas utilizadas – pós-graduação, MBA, mestrado, especialização, doutorado -, o problema, porém, é a confusão que isto vem causando.
Um dos termos mais utilizados atualmente é o MBA, mas por ter sido criado nos Estados Unidos e há pouco tempo introduzido no mercado brasileiro, muitos confundem e não sabem quais as diferenças entre esta categoria de curso e as pós-graduações.
Na realidade, os dois termos se chocam. Porém, para entender a ligação, primeiramente é preciso saber as categorias da pós-graduação.
Existem dois tipos de pós: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica, direcionado para o mercado de trabalho. Ela é indicada para profissionais que desejam melhorar seus currículos, se especializando em determinado tópico.
Já o Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais e consiste nos mestrados e doutorados. Este tipo de pós é indicado para quem deseja seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário.
O MBA, ou “Master Business Administration”, é uma pós-graduação Lato Sensu. Ele direciona o profissional para a especialização em uma determinada área. O nome é diferenciado porque se refere especialmente à área de business, ou seja, de negócios e gestão empresarial. Este tipo de curso é indicado para profissionais com, no mínimo, três anos de mercado e que estejam em uma posição consolidada, como gerentes e diretores de empresas.
Mas há um porém. Segundo o Ministério da Educação, para o curso ser considerado uma pós-graduação em nível de especialização, é preciso que ele tenha a duração mínima de 360 horas/aula. Antes de se inscrever em qualquer MBA, fique atento à carga horária.