Antigamente, o profissional de recursos humanos tinha como função apenas recrutar pessoas para uma corporação. Hoje, com o aumento da competitividade e a busca constante pela qualidade, os profissionais de RH assumiram um papel diferente, passando a enxergar a empresa como um todo e não apenas na sua área de atuação.
Dessa forma, mais do que desenvolver os planos de carreira nas empresas, eles são responsáveis por analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, realizar seleção, avaliação e treinamento de pessoal.
Para quem pretende iniciar carreira em gestão de pessoas, recomenda-se um curso de especialização que foque em gestão de pessoas e trabalhe os principais processos de recursos humanos.
Porém, vale lembrar que as companhias querem alguém com visão de negócios, mesmo que não seja um especialista na área. Dessa forma, profissionais como engenheiros, advogados e administradores estão encontrando espaço na gestão de pessoas.
Assim, quando a pessoa já tem pelo menos quatro anos de atividade e possui experiência profissional em outras áreas, o ideal é um MBA para que ela consiga manter discussões de negócios dentro da companhia e abrir a possibilidade de trabalhar elementos que não são apenas focados em recursos humanos.
Outra dica para se destacar no cenário de RH é buscar cursos de especialização no setor. Um exemplo é que, devido à complexidade da legislação trabalhista brasileira, muitas indústrias preferem contratar profissionais especializados em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.