Todos os anos milhões de jovens brasileiros realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para testar seus conhecimentos e também obter algumas vantagens que poderão ajudá-los em um futuro próximo. Para se compreender a importância da nota final do ENEM, o exame já é considerado a principal porta de entrada do jovem brasileiro em instituições públicas e privadas de ensino superior.
Mas a nota também pode ser utilizada de outras maneiras, não somente para somar alguns pontos no vestibular da universidade ou faculdade de interesse. No post de hoje vamos apresentar o que se pode fazer com a nota do ENEM. Confira!
Sisu
Tem interesse em estudar em alguma universidade federal ou estadual ou ainda em institutos especializados em tecnologia? A nota obtida na prova do ENEM é um dos requisitos para o candidato que pensa em disputar uma vaga oferecida pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Importante ressaltar que o estudante que tirou nota zero na redação do ENEM, não poderá se candidatar a qualquer vaga pelo Sisu. As inscrições normalmente são realizadas no mês de janeiro.
ProUni
O mais popular programa de inclusão estudantil de nível superior do país, o ProUni, concede bolsas em universidades privadas para estudantes que possuam renda comprovadamente básica. Para tal, é preciso fazer a prova do ENEM e alcançar a pontuação mínima de 450 pontos (de média) em ciências humanas e da natureza, linguagens, redação e matemática. Assim como no exemplo anterior do Sisu, a nota zero em redação elimina o candidato imediatamente.
Cursos Técnicos
Não é somente para ingresso em faculdades e universidades que a nota do ENEM pode ajudar, mas também para quem pretende estudar em algum curso técnico através do Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec. Neste caso, não é preciso ter qualquer pontuação mínima na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, porém, as seleções só começam após o fechamento das inscrições do ProUni e também do Sisu.
Fies
Para entrar com pedido no Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior, o Fies, a prova do ENEM é obrigatória e o estudante deve obter pontuação de 450, no mínimo. Quem tirar zero na redação está automaticamente excluído da seleção para o benefício. Importante ressaltar que este processo é válido para quem finalizou o ensino médio após 2010.
A nota do ENEM também pode ser utilizada por estudantes que desejam ingressar no programa Ciências sem Fronteiras e também para conclusão do ensino médio. Confira mais detalhes aqui.