Conhecida pelo dinamismo, criatividade e entusiasmo, a geração Y tem marcado presença em diversas áreas do mercado. Compreender seus valores, anseios e necessidades – que refletem as novas dinâmicas do mundo moderno – tem sido um grande desafio nos ambientes corporativos.
Também apelidados de millenials, os jovens da geração Y cresceram com rápidas mudanças tecnológicas, hierarquias menos rígidas e fácil acesso à informação. Criativa, essa nova geração está sempre à procura de desafios e oportunidades de crescimento na carreira. Por este motivo, empresas têm encontrado dificuldade para motivar e reter estes talentos.
Antes de conferir as dicas para lidar com essa nova geração, é preciso entender que “lidar” não significa “controlar”. Liberdade e estímulo são essenciais para estes profissionais. Por este motivo, gestores devem adotar uma postura mais dinâmica e receptiva, que possibilite, em primeiro lugar, a troca de opiniões e experiências.
Crie um ambiente agradável
Um ambiente descontraído é favorável para despertar a criatividade. Quanto mais livres estes profissionais se sentirem, mais produtivos serão.
Reconhecimento e feedback
A necessidade de alcançar resultados rápidos é uma característica comum aos jovens Y. Reconhecer e oferecer feedbacks sobre seu trabalho ajuda a mantê-los estimulados e motivados. Aproveite essas oportunidades para compartilhar experiências e apresentar as possibilidades de promoções e perspectivas de carreira.
Gerencie as expectativas
Uma característica muito apreciada por estes profissionais é a transparência. Deixe claro para eles os limites dentro da empresa e as expectativas em relação ao seu desempenho. Essas informações deixarão as relações mais claras e fluidas no ambiente de trabalho.
Busque decisões em equipe
Inclua os mais jovens nos debates para solucionar problemas. Abrir essa discussão é um bom meio de valorizá-los.
Invista no desenvolvimento
Oferecer treinamentos e cursos de aperfeiçoamento demonstra a preocupação da empresa com o crescimento do profissional. Isso gera nos jovens a confiança e o comprometimento necessários para a execução eficaz de seu trabalho.