Atualmente, com a infinidade de cursos e de universidades, estudar em um local renomado deixou de ser o quesito principal durante o processo seletivo em qualquer empresa. O foco agora é na experiência de vida, tanto pessoal quanto profissional.
Apesar disso, é preciso ter em mente que uma boa formação acadêmica abre muitas portas para o mercado de trabalho. Um levantamento realizado pela Fortune mostra que um a cada três presidentes das 500 maiores empresas do mundo fez MBA, por exemplo.
Além disso, focar cursos extras, especialização, pós graduação e idiomas também são uma boa alternativa para quem deseja crescer. Confira onde estudaram 10 presidentes de empresas:
Jeff Immelt, CEO da GE
Formado em Matemática aplicada pela Darmouth College desde 1978 e fez MBA em Harvard, concluído em 1982.
A.G. Lafley, CEO da Procter & Gamble
Formado em História pela Hamilton College em 1969. Além disso, fez MBA em Harvard em 1977.
John Donahoe, CEO do eBay
Formado em Economia pela Darmouth College, fez MBA em Stanford.
Mary Barra, CEO da GM
Formada em Engenharia elétrica pelo General Motors Institute (que hoje é a Kettering University). Em 1990, se formou no MBA de Stanford.
Satya Nadella, CEO da Microsoft
Estudou Ciências da Computação na University of Wisconsin-Milwaukee e fez MBA na Chicago Booth School of Business, se formando em 1997.
Alex Gorsky, CEO da Johnson & Johnson
Formado desde 1982 em Ciências pela U.S. Military Academy. Ele serviu o exército por 6 anos, encerrando a carreira militar como capitão. Fez MBA na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.
Cesar Alierta, CEO da Telefonica
Formado em Direito pela Universidade de Zaragoza, em 1970 concluiu MBA na Columbia Business School.
Charles Scharf, CEO da Visa
Com formação na área de Artes pela John Hopkins University, fez MBA na Stern School of Business, da Universidade de Nova York.
Meg Whitman, CEO da HP
Formou-se no MBA de Harvard em 1979 e, antes disso, estudou Economia na Princeton University.
André Calantzopoulos, CEO da Philip Morris
Formado em Engenharia Eletricista no Swiss Federal Institute of Technology, o CEO tem, ainda, diploma de MBA do INSEAD, da França, desde 1984.