Sabe quando, em poucos minutos, você sente uma sintonia completa com uma pessoa que acabou de conhecer? Dentro da psicologia, este fenômeno é chamado de rapport. A palavra, de origem francesa, significa justamente a capacidade de um indivíduo entender a situação de um terceiro, de se identificar e de passar a, de fato, entender o mundo ou os pensamentos, emoções e ações de outra pessoa, criando uma conexão.
Rapport é a base fundamental para uma relação bem sucedida entre duas pessoas. É aquele sentimento quando surge uma grande paixão ou uma amizade espontânea difícil de explicar. No mundo dos negócios, por exemplo, o rapport é um fator determinante para quem trabalha no setor de vendas, no convencimento de um potencial cliente, no atendimento quando é preciso entender o que está acontecendo com produtos e serviços e também durante negociações.
Mas como é possível estabelecer um rapport intencionalmente? Muitos especialistas aconselham ao vendedor, ou executivo, que observe o outro indivíduo (cliente) com discrição e sutileza, sem deixar claro que sua intenção é fazer parte do mundo dele para facilitar a venda. Com o tempo, comece a imitar algumas expressões da pessoa, movimentos corporais e até mesmo falar de assuntos de interesse com propriedade, mostrando entusiasmo.
A técnica do rapport, quando bem executada, pode garantir resultados positivos para persuadir um cliente sobre a compra de um produto ou serviço, na contratação de um plano de seguros, na escolha de um carro ou imóvel, entre outras situações. Para tal, o vendedor deve deixar o cliente à vontade e aos poucos ir apresentando os diferenciais do que está vendendo, ou seja, sem forçar uma situação. Tenha cuidado com a abordagem, tom de voz, uso de gírias ou mesmo situações embaraçosas. Lembre-se: observe primeiro para depois colocar o rapport em prática.
Vale ressaltar que a técnica não é garantia de sucesso, porém, é uma prática facilitadora que pode sim fazer a diferença. Além disso, mesmo se não conseguir alcançar o objetivo em um primeiro momento, o próprio cliente passará a perceber e sentir maior simpatia e sintonia com seus produtos e serviços, o que, no futuro, pode trazer retorno de vendas e fidelização.