O momento é de atenção para indústrias automotivas, de telecomunicações e da construção civil. No entanto, outros setores apresentam maior estabilidade de demandas no Brasil e, mesmo em períodos de crise, continuam empregando. É o caso da área de bens de consumo.
Ricardo Haag, diretor da consultoria Page Personnel, afirma que “apesar de haver movimentos de demissão, as indústrias não pararam e o Brasil tem um volume de operação que independe do cenário econômico atual”. Haag afirma ainda que o perfil profissional mais procurado é o de pessoas que possuem boa formação, disponibilidade para viagens e capacidade de entregar bons resultados em momentos de incertezas como o que passamos.
Falar uma segunda língua e ter experiência prévia podem ser bons diferenciais, principalmente para aqueles que pretendem vagas em multinacionais, mas os novatos também têm conseguido seus espaços, já que grandes empresas gostam muito de moldar novos talentos.
Com relação a salários, técnicos com mais experiência chegam a ganhar 8 mil reais e quem está em começo de carreira já pode iniciar com um salário de cerca de 3 mil reais.
Já que o momento é bom, confira quais são as 7 carreiras técnicas mais promissoras:
1) Técnico em automação industrial
Muitas indústrias buscam a otimização de seus processos. É ai que entra o técnico em automação, responsável pela implementação de processos de automação industrial. Esse profissional tem demanda de destaque em indústrias químicas, metal-mecânica e de alimentos, embora seja procurado em várias áreas.
2) Técnico em mecatrônica
O cargo é ligado à área de robótica e é muito procurado por indústrias de maquinário complexo. O índice de sofisticação técnica é alto e os profissionais precisam ter formação específica e de qualidade.
3) Técnico em eletroeletrônica
Sua função é implementar processos em sistemas elétricos. Esse profissional também precisa de grande capacitação e é muito procurado por indústrias com características sofisticadas.
4) Técnico em qualidade
São procurados em todos os tipos de indústrias, principalmente nas de alimentos. Esses profissionais fazem o monitoramento e dão garantia ao processo produtivo.
5) Técnico em logística
A demanda por profissionais dessa área é bastante representativa. Indústrias com operações logísticas mais complexas apresentam maior demanda por este profissional, embora ele seja essencial para qualquer tipo de indústria.
6) Técnico em manutenção mecânica
Esses profissionais são responsáveis pela manutenção do maquinário das indústrias quando eles precisam ficar parados por um tempo, como é o caso dos períodos ociosos de crise. As oportunidades mais numerosas estão na indústria metal-mecânica.
7) Técnico em mecânica
Também muito demandado em indústrias de capital intensivo, o técnico em mecânica pode estar focado na operação de máquinas e equipamentos ou atuar na área de vendas e pós-vendas.