Os seres humanos são criaturas voltadas ao hábito. Criamos rotinas e nos apegamos a coisas e pessoas que nos parecem familiares com medo de que a falta disso nos traga insegurança. É claro que ter uma rotina e saber se organizar e criar vínculos é muito importante, mas essas características não podem representar um mecanismo que paralisa nossas vidas.
No mundo empresarial nunca arriscar e deixar a proatividade de lado podem fazer com que avanços não sejam alcançados. Aceitar novos desafios é muito importante para a evolução de qualquer profissional e, além de dar um “up” na confiança, contribui para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras.
Lisa Evans, em artigo para o site Entrepreneur, levanta algumas dicas com a terapeuta Dr. Elizabeth Lombardo sobre como sair da zona de conforto. Confira as dicas:
Pratique com regularidade
No começo, aceitar desafios pode parecer assustador, mas, quanto maior for a frequência com que você se desafia, mais descolado você ficará e aprenderá a improvisar nas situações difíceis. Pessoas que se desafiam a sair de suas zonas de conforto com frequência deixam de temer o desconhecido e passam a aceitá-lo de maneira mais fácil.
Comece devagar
Não é preciso jogar tudo para o alto de uma vez. Opte por pequenas medidas como fazer um caminho diferente para ir ao trabalho, fazer alguma mudança na disposição dos móveis em seu escritório, tentar se engajar em novas atividades nos momentos livres, entre outras. Toda experiência será de grande aprendizado e quanto mais você descobrir atividades novas, mais necessidade de quebrar a rotina terá.
Enfrente o medo
Tente encarar o medo por uma nova perspectiva. É possível fazer um trabalho mental para procurar equiparar o sentimento de medo aos de excitação e oportunidade. Ao dar uma perspectiva positiva ao seu medo você conseguirá encará-lo com mais naturalidade.
Procure desafios
Pessoas que aceitam desafios são excitadas por meio da endorfina que é liberada no organismo. Essa sensação pode trazer muito prazer. Experimente desafios e concentre-se em conquistá-los. Você aprenderá com as derrotas e sentirá cada vez mais alegria e vontade de encarar novos desafios após os êxitos.
Concentre-se na razão
Saiba exatamente qual é sua missão e por que ela lhe move a sair da sua zona de conforto. Escreva em um papel as motivações que lhe fizeram dar esse novo passo como por exemplo, “porque busco mais criatividade” ou “porque busco vencer a timidez”. Saber sua missão lhe faz ter ainda mais forças para seguir em frente.