Organizar as finanças dos negócios é sempre uma dificuldade para os empreendedores. Para garantir o sucesso, o primeiro passo é colocar a cabeça no lugar e entender que é preciso separar as contas pessoais das contas empresariais.
Para o economista Flavio Maluf, somente dessa forma os ajustes podem ser feitos e o controle financeiro se torna eficaz. Confira outras dicas que vão ajudar a colocar as contas da sua empresa em dia.
Desde o princípio, opte por separar a conta da sua empresa
Quando se tem uma conta exclusiva para a empresa, é possível observar mais claramente o panorama de lucro ou prejuízo, evitando problemas, rombos ou desentendimentos.
Tenha duas contas
Em hipótese alguma misture a conta pessoal com a conta empresarial. Assim como foi falado anteriormente, você pode se perder entre as suas despesas e as da empresa, desorganizando todo o seu controle financeiro e criando um problema sem fim.
Organize-se!
Se você não é uma pessoa organizada, peça ajuda de um consultor financeiro que possa ajudá-lo a controlar as suas finanças empresariais. Você deve saber as datas de vencimentos das suas faturas, os impostos que precisam ser recolhidos e a data de pagamento dos funcionários. Não pague juros desnecessários por falta de organização e nem crie dor de cabeça a toa.
Registre o que entra e sai da empresa
Não importa se o item é simples ou complexo, o importante é registrar tudo que for possível. Crie uma planilha no Excel, anote em um livro ou, melhor ainda, adquira um sistema digital. Só assim você terá controle de toda a sua empresa.
Saiba quais são os seus custos fixos e os custos variáveis
Como na sua vida pessoa, é preciso listar quais são os custos fixos – contas que você paga todo mês como: água, luz, telefone, folha de pagamento, impostos etc – e quais são os variáveis – aqueles que dependem da compra do mês, que sofrem alterações de valores e que mudam ou deixam de existir, como a compra de um equipamento.