Atualmente, a tecnologia faz parte da nossa vida em todas as ocasiões. Em um celular ou tablet, por exemplo, temos acesso à e-mail, telefone, agenda, câmera fotográfica, calculadora, entre outras coisas. Além disso, podemos nos conectar mais facilmente com as pessoas e nos manter atualizados por meio das redes sociais. As coisas estão tão fáceis que vira e mexe esquecemos como era a vida sem essa tecnologia.
Tanto benefício traz, também, alguns problemas. Apesar de serem um importante instrumento de relacionamento nos dias de hoje, as redes sociais revelam muito sobre nós e podem prejudicar a nossa imagem, é claro. Afinal, apesar de ser algo pessoal, na internet a vida se torna um livro aberto.
Dessa forma, o comportamento nestas mídias digitais pode se estender para o mundo real, causando problemas e desconfortos inclusive para empresas. Há diversos casos de pessoas que perderam empregos, casamentos e até mesmo se afastaram dos filhos e amigos por alguma gafe cometida nas redes sociais – fotos inapropriadas, vídeos preconceituosos ou comentários descabidos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal de recrutamento CareerBuilder, 51% das empresas que pesquisaram sobre informações dos candidatos nas redes sociais desistiram da contratação como consequência dos conteúdos relacionados a eles no ambiente digital.
Confira abaixo algumas dicas de como fugir dessas gafes e como se posicionar melhor dentro e fora do ambiente digital.
Não se exponha além do necessário
As redes nos instigam a mostrar a nossa vida em tempo real, revelando o que acontece a cada segundo. No entanto, é preciso entender que não há a necessidade de informar a todo mundo algumas coisas, como que estamos com gases ou que estamos com aquela ressaca. Lembre-se que qualquer informação pode ser encontrada na internet.
Evite certas imagens
Fotos e vídeos seus com trajes de banho ou em estado de embriaguez devem ser evitadas a todo custo. Afinal, ninguém precisa saber quantas cervejas você tomou na noite anterior ou exibir o corpo na internet.
Não fale palavrões
Ninguém é santo, mas é preciso maneirar nas redes sociais. Temos o costume de nos manifestar de maneira mais espontânea no ambiente digital, mas lembre-se de não xingar ou utilizar palavras de baixo calão com freqüência. Caso contrário, sua imagem ficará manchada.
Respeite o outro
Opiniões devem ser respeitadas, por isso, não publique conteúdos pejorativos ou que agridam as pessoas. Também não é legal dar indiretas a terceiros.
Não fale mal de colegas de trabalho e de empresas
As pessoas têm a tendência de utilizar as redes sociais como um muro de lamentações, postando sua opinião sobre colegas e empresas, esquecendo que os gestores podem ver suas publicações. Além disso, isso pega mal na hora do recrutamento para outra vaga também, afinal ninguém quer uma pessoa que fala mal da companhia na rede social, né?