O mercado está cada vez mais exigente e a concorrência só cresce no Brasil e também no exterior, ou seja, profissionais mal preparados acabam ficando para trás na busca por melhores empregos e salários. É preciso estar sempre atualizado e buscar novos conhecimentos, aprender tecnologias inovadoras e estar por dentro do que realmente movimenta seu mercado de atuação. Desenvolver novas competências é a habilidade que pode diferenciar você de milhares de candidatos.
Você pode até pensar que depois de certa idade é impossível aprender algo novo… Não acredite nisso! Estudos neurológicos comprovam que nossa capacidade de aprender nunca é perdida, apenas nosso cérebro fica mal acostumado e “preguiçoso”. Todavia, atividades de raciocínio lógico e exercícios mentais e físicos podem manter nossa saúde cerebral em dia e garantir maior facilidade de aprendizado.
Ficou interessado? Confira na sequência do post algumas dicas que Bibianna Teodori , Executive e Master Coach e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”, separou pra você:
Identifique o que precisa aprender
Para alcançar um objetivo todos nós precisamos de uma meta, certo? Por exemplo, se uma oportunidade de promoção surgir no trabalho e para chegar lá você precisa desenvolver uma habilidade até então desconhecida, esta é a sua meta! A vaga de diretor exige conhecimento em vendas e você não tem nenhum curso na área ou acha que não leva jeito? Desenvolva essa competência, participe de eventos com vendedores e estimule seu lado mais comercial.
Compreenda a situação
Não lamente por não conseguir o que deseja, principalmente se o que você tanto procura exige mais do que tem a oferecer hoje. É fundamental olharmos para nós mesmos e enxergarmos as limitações que impendem nosso crescimento.
Avaliação
Outro ponto essencial para desenvolver novas competências é a avaliação. Nesta etapa, classifique em uma escala de 1 a 10 o que você considera importante para alcançar seus objetivos e em qual nível (também de 1 a 10) você se encontra hoje. Se o resultado for baixo, não desanime e trace um plano de ação adequado aos seus interesses, como fazer um curso, terminar a faculdade etc.
Ao trabalho
Agora que você já sabe o que precisa fazer para desenvolver uma nova competência, é hora de botar a mão na massa e fazer acontecer. Liste tudo o que precisa para dominar uma nova habilidade e vá à luta! Só você pode construir seu futuro.
Plano de ação
Nunca é demais reforçar que planejamento e organização são fatores indispensáveis, portanto defina com clareza seu plano de ação com prazo inicial e final, recursos disponíveis etc.
Experimentação
Tente novos comportamentos e situações que “testem” a nova competência que está desenvolvendo. Por exemplo, se objetivo é se tornar um designer conceituado, faça download de programas e comece a trabalhar com imagens, cores, formas… Não tenha medo e nem vergonha de tentar.
Prática
Segundo o psicólogo Anderss Ericsson, da Universidade da Flórida (EUA), a prática realmente leva à perfeição. Ericsson realizou estudos que comprovaram que uma pessoa consegue desenvolver uma nova competência somente quando há prática cotidiana de uma determinada função.