Uma pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Baixa produtividade, falta de concentração e foco enaltecem estes números. Segundo a pesquisa, incríveis 89% dos casos de insatisfação está relacionado à falta de reconhecimento, mas será que o reconhecimento depende somente da empresa?
João de Lima, consultor de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional do Brasil e autor do livro “Gestão e Cultura de Resultados”, é pontual em sua síntese: não.
“É fácil atribuir à empresa a falha no reconhecimento e, consequentemente, no crescimento. Mas, na verdade, a falha está nas atitudes do indivíduo. A empresa é um organismo composto por pessoas. E as pessoas não conseguem crescer porque não se posicionam, não criam para si oportunidade”, disse o especialista ao Mundo Carreira.
Para João, a fórmula do sucesso está baseada em conceitos simples, fáceis de serem aplicados. “O indivíduo precisa estar atento às oportunidades que possam aparecer para a empresa, se disponibilizando, estando aberto às mudanças, ajudando a empresa a enxergar novos horizontes e mudar a direção”, recomendou.
Para Lima, o sucesso pode ser comparado a uma partida de futebol e o indivíduo precisar estar sempre atento e preparado para assumir os riscos da mudança. “Um bom jogador sabe dos riscos, ele pode sofrer uma lesão, sofrer penalização, mas aceita o desafio e faz acontecer”, disse.
“Terão oportunidades aquelas pessoas que estiverem mais disponíveis, melhor preparadas e que se apresentem melhor diante das oportunidades. Um bom jogador não é aquele que dribla melhor, mas aquele que está no lugar certo, na hora certa, porque se a bola vem no peito dele, ele marca o gol”, finalizou.
Dicas rápidas do especialista:
- Esteja disponível
- Crie para si oportunidades
- Comprometa-se
- Adapte-se às mudanças
- Não coloque a culpa nos outros pelos seus fracassos
- Tenha atitude
- Seja flexível
- Foque nas necessidades da empresa
- Aceite os desafios