Segundo o teórico Maslow, dentro de todo ser humano existe uma hierarquia de necessidades. As da carência, que devem ser satisfeitas para que os indivíduos se sintam saudáveis e seguros; e as do crescimento, que estão relacionadas ao desenvolvimento e à realização do potencial de cada pessoa. À medida que cada uma dessas necessidades é substancialmente satisfeita, a necessidade superior imediatamente se torna dominante. Múltiplas necessidades motivam simultaneamente o comportamento do ser humano.
General Cortez quando foi conquistar o México, após o seu desembarque, incendiou todas as caravelas e falou: “Quando você está com um pé num lugar e pensando em dois ou três outros, você não vai a lugar nenhum”. Ou seja, grandes exemplos de motivação no trabalho vêm de pessoas que são focadas na empresa com um propósito e correm atrás dele.
Caso Adidas
Marcelo Ferreira começou a trabalhar como office boy aos 14 anos em uma empresa do grupo suíço Holcim. Para conseguir ser promovido, começou a se relacionar com o pessoal do departamento financeiro, onde passava seu tempo livre aprendendo sobre duplicatas. Perceberam o seu interesse e dois anos depois foi promovido a auxiliar de cobrança.
Antes de começar tirou férias, mas errou nas contas e voltou dois dias depois. Seu chefe o demitiu por irresponsabilidade e disse que isso poderá ajudar em sua carreira. Marcelo sentiu que a oportunidade de sua vida havia escapado por suas mãos. Seu pai, desapontado, falou que ele não daria certo na vida.
Com 16 anos resolveu provar que seria um vencedor no futuro e mostrar para seu ex-chefe e seu pai sua paixão e comprometimento pelo trabalho. Marcelo Ferreira seguiu em frente e se tornou presidente da Adidas no Brasil, durante nove anos.
Caso Amil
Edson de Godoy Bueno repetiu quatro vezes o primário no interior de São Paulo, talvez pela ausência do pai que morreu em sua infância e pelo seu trabalho como engraxate. Mesmo assim, o único médico da cidade o inspirou e ele conseguiu ingressar na Faculdade de Medicina da UFRJ, se tornando cirurgião geral.
Ele começou a trabalhar em uma clínica que passava por dificuldades financeiras e não viu isso pelo negativo, mas sim como uma oportunidade e se tornou um dos sócios. Em menos de uma década, tinha 70% do mercado local. Resolveu continuar e criou um plano de saúde voltado para a classe média. Fez pós-graduação e depois foi estudar em Harvard.
Este plano de saúde é a Amil, que ficou conhecida como um plano de saúde inovador e, ao longo dos anos 90, tornou-se o maior grupo de medicina privada no Brasil.
Caso Fedex
Tudo começou no noroeste do Canadá, em um lugar muito distante das grandes cidades, onde o sinal de celular é inexiste, durante as temperaturas abaixo de zero do inverno. Na metade do trajeto, perto da fronteira com o Alaska, uma barreira de neve desmoronou da montanha e obstruiu a única via de acesso para o destino.
Diante deste problema o motorista da Fedex lembrou que há 50 km havia um heliporto. Gastou cinco mil dólares para entregar a sua encomenda a tempo de helicóptero. Mas por que ele fez isso?
Ele afirmou que só passou seu cartão de crédito porque tinha certeza de que sua empresa iria fazer seu ressarcimento. Tinha convicção de sua missão e do que lhe é esperado, bem como dos valores de sua empresa. A Fedex cobriu as despesas do seu funcionário e concedeu sua maior premiação corporativa, a Medalha Púrpura, como forma de reconhecimento e agradecimento por seus esforços e dedicação.