Ágil, barato e assertivo. Comum nos Estados Unidos e em outros países, o videocurrículo ainda anda a passos lentos nos processos de seleção no Brasil, sendo mais utilizada em áreas de trabalho que requerem profissionais criativos, como comunicação, ou em processo de seleção de trainees e de empresas ligadas ao setor de tecnologia. Considerada mais rápida, a modalidade passou a integrar a gama de serviços oferecidos por algumas empresas de recrutamento. É o caso da Talentix, empresa de recrutamento focada no mercado de TI, que aposta no videocurrÍculo como uma forma inteligente e fácil de agilizar os processos seletivos.
A ideia é que as empresas com vagas abertas postem na plataforma e solicitem gravações de entrevistas – com perguntas customizadas – dos candidatos que mais se encaixam em suas demandas. Há ainda a possibilidade de assistir a vídeos já publicados. Segundo Carlos Rubinstein e Michael Blau, sócios-fundadores da Talentix, o vídeo é uma ferramenta de extrema importância nesse processo, porque transmite muito mais detalhes sobre o perfil do candidato do que o CV tradicional e pode ser uma etapa prévia à entrevista presencial, funcionando como uma triagem mais exigente. “Em alguns minutos pode-se captar a aptidão de determinado profissional”, diz Blau.
Roteiro e entrevistas em outros idiomas
Para facilitar, a Talentix propõe um roteiro padrão de entrevista, que busca explorar um pouco da vida pessoal e da trajetória profissional do candidato. Caso a empresa tenha um interesse maior em algum perfil, é possível requisitar perguntas customizadas, de acordo com suas exigências para a vaga. Há ainda a opção de fazer a gravação inteiramente em espanhol ou inglês, com entrevistadores nativos. Esse serviço custa R$ 350. Todo o processo de gravação, edição e publicação de vídeos é de responsabilidade da Talentix. Além de vantajoso para as empresas, os profissionais também se beneficiam do novo serviço, já que os custos de deslocamento são reduzidos. Há ainda a possibilidade de compartilhar seu vídeo com quem quiser por até um ano e meio.
Para 2016, a empresa quer conquistar 100 novos recrutadores com os CVs em vídeo. Segundo Rubinstein, “o cenário do mercado de TI hoje é o seguinte: há muitos profissionais, mas existe pouca qualificação e vagas abertas. Por isso, esses talentos têm de ser encontrados. Ao encurtar o processo seletivo, nosso serviço contribui para impulsionar o mercado”.