Home > Mercado de Trabalho > Catho divulga os segmentos que devem contratar em 2016

Catho divulga os segmentos que devem contratar em 2016

Mesmo com a forte crise econômica, alguns setores devem seguir em alta no mercado brasileiro. Destaque para as áreas de tecnologia e saúde

Istockphoto / AndreyPopov Novamente o segmento de tecnologia deve ser o que mais contratará em 2016.

O ano de 2015 não foi um dos mais tranquilos no mercado de trabalho brasileiro. Muito pelo contrário. Logo no começo do ano muitas empresas de grande porte anunciaram demissões em massa e o desemprego passou a ser uma realidade enfrentada por homens e mulheres das mais variadas áreas de atuação. Para “ajudar”, a temida inflação voltou com tudo e a renda das famílias foi seriamente prejudicada, criando um cenário nada positivo para 2016.

Porém, em alguns setores a realidade é bem diferente e há, sim, um otimismo no mercado. Segundo o site mais popular de empregos do país, Catho, o segmento de tecnologia deve ser (novamente) aquele que mais contratará pessoas em 2016. Cargos como Analista/Técnico de Suporte, Programador e Desenvolvedor aparecem como aqueles com mais oportunidades, principalmente em virtude do crescimento de startups e empresas de tecnologia e pela necessidade cada vez maior das marcas e posicionarem com destaque na internet.

Além da tecnologia, o mercado de saúde também apresenta boas perspectivas devido ao aumento na expectativa de vida do brasileiro nos últimos anos (estamos vivendo mais e precisando de serviços de saúde por mais tempo). Cargos de médico, técnico e auxiliar de enfermagem são profissões em alta no segmento. Outra área que deve continuar contratando é a de Seguros e Financeira, principalmente no caso de profissionais especializados em Compliance, controle e também regras de transparência em empresas.

Empregos em 2016: segmentos que mais irão contratar

A Catho divulgou uma lista com os cinco segmentos que mais devem contratar em 2016. Aproveite e confira também as profissões mais solicitadas dentro de cada área:

1 – Tecnologia
Analista/Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programador

2 – Saúde
Médicos, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

3 – Seguros e Setor Financeiro
Profissional de Compliance

4 – Vendas
Vendedores

5 – Agronegócios
Produtor de Carnes e produtos florestais

Interessante notar que, mesmo em uma época de recessão econômica, a contratação de vendedores deve ser uma tendência no mercado brasileiro, isso porque as empresas estão em busca de profissionais que possam trazer mais receitas em 2016. Outro destaque no Top5 da Catho é o segmento do Agronegócio brasileiro que, ano após ano, aumenta sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e alavanca novas oportunidades de emprego.

Matérias Relacionadas