A carreira militar no Brasil não é vista como uma opção para muitos jovens, pois trata-se de culturas locais, alguns países procuram muito mais a carreira militar do que outros. Como a história brasileira foi, a grosso modo, pacífica, não temos como tradição ingressar nessa área.
Mas a verdade é que a carreira militar é uma ótima área para servir a pátria em uma variedade de atividades e com boa remuneração. As vagas, no entanto, não são muitas. Por isso, existem escolas de ensino médio que preparam os jovens especificamente para as chamadas academias militares. Nesses locais, além de estudarem, os alunos recebem ajuda financeira mensal das Forças Armadas que podem variar de R$ 950 (1º ano) a R$ 6.300 (2º tenente no 4º ano).
Para ingressar na carreira militar, os indivíduos devem estar cientes e dispostos a viajar para vários locais do país, tanto para treinar como para trabalhar; disponibilidade integral do seu tempo; vigor físico; e integridade. Além disso, os militares são proibidos de participar de sindicatos, partidos políticos e qualquer movimento reivindicatório. É possível trabalhar nas áreas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico.
Basicamente, existem duas maneiras para ingressar na carreira: uma pelo Serviço Militar Obrigatório (no caso dos homens apenas) e a outra através de provas e concursos. No Serviço Militar Obrigatório, os homens devem se alistar no primeiro semestre do ano que completarem 18 anos, sendo necessário ir até a Junta de Serviço Militar mais próxima do domicílio portando RG, foto 3×4 e comprovante de residência.
Colégios Militares
São instituições de ensino fundamental e médio que priorizam a educação de alta qualidade e com muitas regras de conduta. No total, são 12 colégios com aproximadamente 15 mil alunos em todo o Brasil.
Escolas Militares
São locais para formação de oficiais e sargentos do Exército Brasileiro. Para ingressar nas escolas AMAN (Resende-RJ), EsSA (Três Corações-MG), EsFCEx (Salvador-BA), EsSEx (Rio de Janeiro-RJ) e EsPCEx (Campinas-SP) é necessário se inscrever no concurso de ingresso e fazer exames intelectuais, de inspeção de saúde, aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral. As inscrições podem ser feitas pela internet acessando o site das instituições. As disciplinas de maior peso durante a formação são matemática, física, direito e filosofia.
IME e ITA
O IME é o Instituto Militar de Engenharia, responsável pelo ensino de Engenharia no âmbito do Exército e faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). Já o ITA é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, responsável por formar profissionais no setor de ciência e tecnologia com especialidades da aviação. São universidades concorridas e oferecem os cursos de engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil aeronáutica, da computação, eletrônica, mecânica (aeronáutica, de armamento e de automóveis), cartográfica, de comunicações, de fortificação e construção, elétrica, metalúrgica e química.
Outras universidades também oferecem cursos direcionados a essa carreira, que poderão ser utilizados para ingresso na carreira militar através de concursos públicos.
Concursos Públicos
Como outros concursos públicos, o concurso militar ocasionalmente abre vagas dentro da área de interesse militar para serem preenchidas por todo território brasileiro. Os interessados deverão obedecer aos critérios específicos de cada concurso publicado no Diário Oficial.
Militares Temporários
São indivíduos que ocupam cargos de interesse do Exército, como médicos, farmacêuticos, dentistas, veterinários, profissionais de tecnologia, da área de ciências humanas, entre outros, que tenham menos de 38 anos. A seleção é feita através das 12 Regiões Militares espalhadas pelo Brasil que necessitam preencher seus quadros de funcionários.
Mulheres
As mulheres podem seguir a carreira no Exército Brasileiro através de concursos para ingresso nas escolas EsFCEx, EsSEx, IME e ITA. Elas desempenham cargos nas mesmas condições dos Oficiais do sexo masculino e concorrem às promoções em condições de igualdade. Todas recebem a mesma instrução militar básica ministrada aos homens.