Jack Welch, ex-presidente da General Electric, um dos CEOs mais admirados do mundo e autor do best-seller “Paixão por Vencer”, disse uma vez que todo líder deve ser coach. Ao deixar claro que esta não é apenas uma tendência passageira, mas uma regra para o sucesso, muitos profissionais vêm adotando este conceito para buscar novos e melhores resultados.
Muito valorizado atualmente, o líder que faz uso das ferramentas de coaching leva novos princípios e comportamentos para dentro das empresas e da sua equipe. Dotado da capacidade de dosar autoritarismo e permissividade, o líder coach inspira pelo exemplo e motiva constantemente seus liderados.
Aquela famosa frase “eu mando e você obedece” cai por terra quando se tem dentro de uma empresa um líder com habilidades de coaching. Com base nessa metodologia, o líder coach abre espaço para que seus funcionários se sintam parte dos processos, dando suas opiniões nas mais diferentes etapas. Ou seja, a cocriação é efetivamente praticada.
Outra característica desse profissional é a visão. Enquanto o mau líder impede que seus funcionários exponham seus talentos e cresçam dentro da empresa, o líder coach procura conhecer a fundo cada um de seus liderados, encontrando formas de incentivá-los a aplicar seus melhores talentos e, prol de seus próprios desempenhos e de resultados efetivos e rápidos para a empresa.
Novas habilidades aliada à essência do líder
Liderança é uma habilidade nata ou que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Saber delegar e incentivar as pessoas a trabalharem em prol de um determinado objetivo são algumas das tarefas mais básicas de quem ocupa essa função. Somam-se a isso os cursos de especialização e as experiências adquiridas ao longo da carreira.
Com as técnicas de coaching potencializando as habilidades natas e adquiridas ao longo do tempo, o líder pode ir além, multiplicando os resultados e aprendendo a olhar seu desempenho e o de sua equipe de maneira estratégica. As ferramentas de coaching também permitem que este novo perfil de líder dê feedbacks mais assertivos, ajudando seus liderados a aprimorarem habilidades como produtividade, criatividade, foco e relacionamento interpessoal.
Ao fazer uma mudança de mindset, o líder não se vê preso a um determinado problema, mas começa a enxergar a situação de outra forma, evitando lamentações e buscando soluções para que ele afete o projeto e a equipe o mínimo possível.
Independente da forma como você se tornou um líder, para incorporar as técnicas de coaching ao seu dia a dia o importante é procurar inovação frequente, adotando sempre técnicas modernas de motivar sua equipe, resolver conflitos e alcançar resultados cada vez mais rápidos e qualificados.